Acessibilidade em pauta na reunião Ordinária
O Vereador Edenilson Oliveira (PSD), presidente da Casa Legislativa, finalizou sua fala na reunião Ordinária da terça-feira (11) tornando pública a vistoria feita por ele, junto aos vereadores Rafael Cassimiro (Filho do Zeca do Bar) (PSDB), vice-presidente da Casa, e João Januário (João de Josino) (Cidadania), presidente da Comissão de Obras e Serviços Públicos e líder do prefeito na Câmara, acompanhados dos representantes do Executivo, Renaldo de Faria, diretor de Trânsito, Luan Campos, secretário Municipal de Administração e Planejamento Estratégico e Douglas Ferreira Silva, diretor do Geoplan (Geoprocessamento, Planejamento e Meio Ambiente do Município de Viçosa), para inspecionar questões relacionadas a acessibilidade no Município.
Segundo o Presidente Edenilson, a principal motivação para a inspeção foi a participação de Israel Rosa, representante do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD) na reunião do dia 27 de setembro, que falou sobre o Plano de Mobilidade Urbana, que estabelece a execução de diversas melhorias no que tange à acessibilidade e mobilidade, como implantação de rotas acessíveis, construção e melhoramento de calçadas, transporte público e privado, entre outras melhorias que impactam no direito de ir e vir de todos. E que também pediu aos vereadores que tirassem o projeto do papel e entregassem as melhorias que essa parcela da população tanto pede.
Desse modo, os parlamentares entraram em contato com os responsáveis por executar o Plano de Mobilidade, e a vistoria teve o intuito de mostrar aos vereadores a dificuldade de executá-lo, uma vez que a cidade foi construída sem planejamento. Em sua fala, Edenilson reforçou que a Prefeitura segue fazendo o serviço como pode, nas calçadas adequadas, enquanto as irregulares estão sendo fiscalizadas. De forma que, os proprietários sejam notificados e busquem melhorias dentro de 90 dias.
Um exemplo de melhoria que já está sendo executada é o piso podotátil que está sendo instalado em partes da Avenida PH Rolfs, junto ao semáforo com botoeira que vem sendo implementado em algumas localidades do Município.
Por fim, Edenilson reforçou que "fica claro aqui o comprometimento desta Casa para que estas ações sejam concluídas de fato", e completou “ao Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, me comprometo a seguir cobrando a continuidade destas ações e que elas se expandam para outras áreas. É preciso cumprir o Plano de Mobilidade de Viçosa o quanto antes”, afirmou o vereador.
*texto da estagiária Thaís Cal sob a supervisão de Mônica Bernardi