Escola do Legislativo realiza encontro de encerramento do Parlamento Jovem 2022

por Assessoria de Comunicação publicado 24/10/2022 08h50, última modificação 24/10/2022 10h14

Aconteceu na tarde da quinta-feira (20), no Plenário da Câmara Municipal de Viçosa o Encontro de Encerramento do Parlamento Jovem (PJ) Viçosa 2022, que neste ano, teve como tema “Saúde Mental do Jovem”. Estiveram presentes compondo a Mesa Diretora, o Coordenador Geral da Escola do Legislativo, Vereador Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT); o Coordenador Técnico da Escola do Legislativo, Vereador Sérgio Marota (PL); o Vereador Edenilson Oliveira (PSD), presidente da Casa Legislativa; a Vereadora Jamille Gomes (PT); e a Coordenadora Pedagógica, Patrícia Gomes. O Vereador Marco Cardoso (Marcão Paraíso) (PSDB) também participou da sessão.  

Além disso, ocuparam a Mesa Central Alessandra Tostes e Jennyffer Rodrigues, professoras do Cap-Coluni (Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa), responsáveis pelo projeto; Vanderlei Altoé, diretor do Colégio Equipe e Edmilson Corrêa, professor responsável pelo PJ; José Roberto Moraes, professor da Escola Estadual Doutor Raimundo Alves Torres (ESEDRAT) e a Graziele Vieira, diretora e professora responsável pelo projeto na Escola Estadual Raul de Leoni. E também contamos com a presença da Equipe da Escola do Legislativo, junto aos alunos, que ficaram no plenário. 

Iniciando as congratulações, o Coordenador Geral da Escola, Vereador Professor Bartô, comentou sobre a importância da educação cidadã e de levar temas como esses aos jovens de Viçosa, fazendo com que eles se interessem pela política municipal e estadual. “Para mim, que sou educador, é sempre um prazer participar desses momentos com os jovens do PJ, nós sabemos da importância de se discutir e implementar a política desde cedo. Ver como vocês evoluíram e pensaram propostas para Viçosa é gratificante e nos deixa muito orgulhosos”, afirmou Bartô. 
Corroborando com a fala, a Coordenadora Pedagógica, Patrícia, relembrou a evolução dos jovens e disse que foi um ano repleto de desafios. Além de terem que trabalhar momentos síncronos e assíncronos, os alunos tiveram encontros no horário do almoço e a equipe  ainda presenciou alguns casos de evasão.  Representando a Escola do Legislativo, o Estagiário Pedro Emanuel falou sobre esses desafios encontrados, mas reforçou sobretudo a gratidão em finalizar mais um ano do PJ. “Com o trabalho que nós desenvolvemos nas escolas, pudemos perceber que os alunos viam no projeto um mecanismo para a escola fazer sentido. Através dele foi possível resgatar os espaços que lhes foram tirados durante a pandemia e desenvolver projetos, para reivindicar questões sobre o tema na própria instituição”. 
No depoimento dos alunos foi possível perceber isso, ao usar a palavra Isabely Siqueira falou que graças ao Parlamento Jovem conseguiu recuperar a conexão que tinha com a escola antes da pandemia, e que está muito animada para continuar os trabalhos no próximo ano. Já o aluno Victor Fernandes, que participou nas últimas 3 edições do projeto e que teve a oportunidade de defender o tema trabalhado em 2022 (Saúde Mental do Jovem), reforçou que se sente muito grato de participar dessa iniciativa. “O PJ mudou o meu jeito de ver a política, sou muito feliz por ter participado e aprendido ao longo desses três anos. Infelizmente vou ter que sair, mas sempre espalharei a palavra do parlamento para trazer cada vez mais jovens para essa discussão", afirmou o aluno.  
Para representar os professores das escolas participantes, José Roberto Moraes, professor da ESEDRAT (E.E. Dr Raimudo Alves Torres) falou que o projeto é importante para a educação política e para a inserção de jovens nesse meio, mas que apesar disso é um trabalho voluntário que engrandece o currículo dos alunos. “Nas aulas de empreendedorismo eu ajudo os alunos a construírem seu currículo, e nós percebemos que eles não tem atividades voluntárias. Isso é importante até para o tema do ano que vem, que é 'Jovem e o Mercado de aTrabalho'. O PJ ajuda esses alunos a criarem competências e experiência para o futuro", afirmou o professor. 
Os vereadores, em especial o Presidente Edenilson, reforçou aos alunos que a Câmara Municipal de Viçosa estará sempre de portas abertas e agradeceu pela participação dos alunos. 
O PJ Minas é um projeto de formação política e cidadã destinado aos estudantes do ensino médio, realizado pela Assembleia de Minas em parceria com as câmaras municipais e com apoio da PUC Minas. E, a cada ano, os alunos debatem um tema relevante para a sociedade e elaboram propostas para aprimorar políticas públicas nos níveis local, regional e estadual. A votação final dessas propostas ocorre, justamente, na Etapa Estadual. 
Em Viçosa, a edição 2022, foi marcada pela participação de mais de 50 jovens, de oito escolas, sendo elas: Colégio de Aplicação CAp-COLUNI, Colégio Equipe, E.E. Alice Loureiro, ESEDRAT, E.E. Effie Rolfs, E.E. José Lourenço de Freitas, E.E. Raul de Leoni e E.E. Santa Rita de Cássia. Agora, o Parlamento Jovem, segue para a etapa do próximo ano que discutirá o "Jovem e o Mercado de Trabalho".

*texto da estagiária Thais Cal sob a supervisão de Mônica Bernardi