Desabafo sobre a situação da Saúde ganha destaque na reunião Ordinária

por Assessoria de Comunicação publicado 13/10/2022 11h40, última modificação 13/10/2022 13h35

Durante a reunião Ordinária da terça-feira (11), no uso da Tribuna Livre, Roberto de Freitas, vereador da cidade de Paula Cândido, tornou pública sua indignação com a saúde de Viçosa. Em sua fala, Roberto expôs o descaso por parte de alguns profissionais do Hospital São Sebastião (HSS) com sua mãe, que precisou de atendimento emergencial do SUS (Sistema Único de Saúde). Para esclarecer o sentimento de descuido, Roberto explicou que estava ‘’mal vestido’’, e, segundo ele, ‘‘parece que olham como você está vestido e como se apresenta’’, afirmando ter uma falta de atenção e empatia por parte dos enfermeiros que o atenderam.

Na oportunidade, o Presidente da Casa Legislativa, Vereador Edenilson Oliveira (PSD), enfatizou ‘’nós temos aqui a Comissão de Saúde, com o Presidente Sérgio, e eles irão averiguar a situação e trarão notícias‘’, destacando que o atendimento deve ser para todos de maneira igual, sem privilégios.

O Presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social, Vereador Sérgio Marota (PL), em sua fala, reforçou que irão até o local fiscalizar e procurar uma solução para o caso apresentado na Tribuna. Além disso, o parlamentar expôs um acidente ocorrido nesta semana, afirmando a necessidade de aprimorar a estrutura dos hospitais de Viçosa para que os cidadãos em casos mais graves não precisem de transferência para cidades da região, como Muriaé, Ponte Nova ou Belo Horizonte, destacou Sérgio.

Na Palavra Livre, o Vereador Daniel Cabral (PC do B) também se posicionou sobre a situação da saúde no Município, que, segundo ele, ‘’está precária e temos muito a avançar, a começar com a atenção primária e a saúde básica’’. Finalizando sua fala, o parlamentar ressaltou a importância do trabalho coletivo para solucionar o problema ‘’espero que a Comissão de Saúde investigue o caso e cobre o Secretário de Saúde para que isso não aconteça mais. Precisamos trabalhar em conjunto para achar meios de melhorar a nossa saúde’’.

Ainda dentro do tema, o Vereador Gilberto Brandão (Avante) abordou a questão do Estatuto do Idoso para pontuar a falta de cuidado e empatia com os idosos nos hospitais do Município. Além de tornar público o descaso com seu sogro, que recentemente precisou de atendimento, Gilberto informou que diversas famílias já o procuraram para relatar péssimas experiências vivenciadas nos hospitais, principalmente com relação aos idosos. Concluindo sua indignação, o parlamentar salientou que ‘’não estão atendendo como devem as pessoas mais carentes, que não tem plano de saúde’’.

A Vereadora Jamille Gomes (PT) também se solidarizou com Roberto, destacando que a falta de igualdade nos atendimentos ‘’vai contra os princípios do SUS e da dignidade das pessoas’’, e acrescentou a necessidade de intensificar o olhar aos hospitais de Viçosa, visto que ‘’saúde não é moeda de troca’’, completou a vereadora. Na mesma linha, o Vereador João Januário (João de Josino) (Cidadania) lamentou o ocorrido e solicitou aos servidores que cometem esse descaso que ‘’tenham mais coração, sejam mais humanos e respeitem quem vai até lá em situação vulnerável’’.

Em contrapartida, o Vereador Marco Cardoso (Marcão Paraíso) (PSDB), expôs uma situação de emergência ocorrida recentemente com uma cidadã, que chegou ao hospital com princípio de infarto e foi prontamente socorrida por três enfermeiros que fizeram de tudo para salvá-la, segundo o parlamentar. Porém, Marcão afirmou estar ciente dos problemas nos hospitais, salientando ser um tema recorrente em suas falas. A partir disso, ele destacou que a atenção primária tem muito a melhorar e esclareceu uma das possíveis causas para a sobrecarga dos hospitais ‘’as pessoas vão aos Postos de Saúde, não tem atendimento e recorrem aos hospitais’’. Como solução, o parlamentar informou que o Secretário de Saúde, Rainério Fontes, tem se esforçado para proporcionar a criação de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) 24h para Viçosa, a fim de melhorar tal questão.

Corroborando com Marcão, o Vereador Marcos Fialho (sem partido) também enfatizou a necessidade das UBSs e dos PSFs (Programas de Saúde da Família) funcionarem com eficácia para tirar a sobrecarga dos hospitais, principalmente em questões não emergenciais, que podem ser resolvidas nessas unidades, depositando confiança no Secretário de Saúde para a realização desse trabalho, afirmando que Rainério ‘’vem fazendo muito para reerguer a saúde em nosso Município’’.

*texto da estagiária Ana Clara Marques sob a supervisão de Mônica Bernardi