Vereadores voltam a alertar sobre o período de Chuvas

por Assessoria de Comunicação publicado 05/10/2022 18h30, última modificação 06/10/2022 12h55

Na primeira reunião Ordinária de outubro (04), os parlamentares voltaram a destacar o período de chuvas que se inicia, alertando sobre a importância da realização das obras emergenciais e o reparo das estradas rurais, a fim de evitar graves consequências no decorrer desta fase.

Dando início ao tema, a Vereadora Jamille Gomes (PT) lamentou ‘’falta rede pluvial, falta recapeamento asfáltico, faltam várias questões estruturais na cidade que fazem com que, quando chove, as pessoas mal consigam sair ou chegar em casa, e isso poderia ter sido resolvido a tempo’’. Jamille também solicitou que o Executivo tenha sensibilidade em relação às comunidades periféricas que ‘’são as mais afetadas, pois falta muita estrutura’’, além das estradas rurais, que, segundo ela, ‘’o ônibus não chega nesse período, impossibilitando o deslocamento dos moradores’’.

Reforçando a afirmação, o Vereador Marco Cardoso (Marcão Paraíso) (PSDB) ressaltou que a comunidade do Romão dos Reis tem feito cobranças a respeito das obras, visto que, ‘’com a chegada do período chuvoso, o direito de ir e vir dos moradores fica comprometido’’, segundo o parlamentar. Em seguida, Marcão esclareceu que foi assinado um contrato pelo Prefeito Raimundo Nonato (PSD), por intermédio do CIMVALPI (Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Vale do Piranga), para a realização da operação, com prazo de 60 dias para a execução, e afirmou ‘’espero que a obrigação seja cumprida’’.

No uso da Palavra Livre, o Vereador Rogério Fontes (Tistu) (sem partido) também falou sobre o tema, dando ênfase na situação das avenidas Vicentina Quintão de Barros e Juscelino Kubitscheck (JK), alarmando, novamente, o perigo das chuvas fortes em tais vias. Além disso, ele também solicitou ao Executivo que ‘’ tenha empatia com essas pessoas’’ e dê uma atenção especial aos locais com risco eminente de desmoronamento.

A Vereadora Vanja Honorina (PSD) demonstrou algumas formas de escoamento em estradas rurais, presenciadas por ela em vistorias feitas, que preservam o meio ambiente e direcionam a água para córregos ou plantações, a fim de reaproveita-la e evitar que a mesma fique parada. A parlamentar também destacou que está realizando o acompanhamento da obra na estrada rural do Paraíso, que visa diminuir os danos das chuvas pelo material implantado no solo que, segundo a parlamentar, fica compactado quando chove, se assemelhando a um asfalto.

*texto da estagiária Ana Clara Marques sob a supervisão de Mônica Bernardi