Vereadores discutem sobre corte de água na UBS Santo Antônio

por Assessoria de Comunicação publicado 26/10/2022 18h50, última modificação 24/01/2023 09h39

O corte de água na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Bairro Santo Antônio foi pauta na fala de diversos vereadores que usaram seu tempo regimental durante a reunião Ordinária da terça-feira (25), divergindo opiniões.

Iniciando a abordagem do tema, o Vereador Marco Cardoso (Marcão Paraíso) (PSDB) relatou o ocorrido e prestou sua indignação ‘’está faltando muito planejamento da Prefeitura, não dá para entender como deixa chegar a este ponto’’. Corroborando com a fala, o Vereador Marcos Fialho (sem partido) também ressaltou, na Palavra Livre, que ‘’sirva de lição para a Prefeitura se organizar e prestar para a sociedade um serviço de qualidade e que seja referência de saúde’’.

Em contrapartida, o Vereador Robson Souza (Cidadania) informou que ‘’o Presidente do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), Marcos Nunes, assim que recebeu a ligação do Secretário de Saúde Rainério Fontes, foi prontamente resolver o problema’’, agradecendo ao SAAE que, segundo ele, cometeu uma falha, mas que solucionou a situação assim que surgiu a dificuldade.

O Vereador Daniel Cabral (PCdoB) iniciou sua fala afirmando que ‘’mais uma vez o Executivo mostrou sua incompetência e ineficiência no que diz respeito à saúde de Viçosa’’, enfatizando ser inadmissível tal situação. O parlamentar destacou que o Secretário de Saúde Rainério, em entrevista dada na rádio para esclarecer o ocorrido, afirmou que havia um alto consumo de água por parte daquele local e o SAAE, que foi alertado, estava investigando o fato. A partir do relato, Daniel demonstrou sua indignação, reforçando que ‘’isso não justifica de forma alguma o corte’’.

Em sequência, o Vereador Edenilson Oliveira (PSD), Presidente da Câmara, usou a Palavra Livre para salientar que ele recebeu a informação de que a investigação foi motivada pelo consumo exagerado, ‘’que é necessária para que não haja desperdício no município de Viçosa, no setor público’’, completou o parlamentar.

A Vereadora Jamille Gomes (PT) protocolou três Indicações (nºs 641,642 e 644/2022) que solicitam, nesta ordem, intervenção para melhorias na sala de triagem e reforma no banheiro da UBS Santo Antônio, além de requerer um esclarecimento sobre o corte de água, fornecendo a documentação a respeito do pagamento de contas de água e luz da unidade. Em seu tempo regimental, a parlamentar informou que fez uma visita ao local para compreender o ocorrido e o que desencadeou o corte, salientando que ‘’há narrativas diferentes, vindo de diferentes lugares’’.  Segundo Jamille, fontes afirmaram que este é um fato recorrente e que a CEMIG já compareceu ao local para cortar a luz, de acordo com o relato de funcionárias. A partir disso, ela concluiu prestando sua indignação com a fala do Secretário de Saúde ‘’é inadmissível o secretário de saúde chegar na rádio para dizer que um funcionário estragou a descarga de propósito para vazar água, é uma acusação muito grave e sem fundamento’’.

Após a fala, o Vereador João Januário (João de Josino) (Cidadania), que é Líder do Prefeito na Câmara, se posicionou sobre o ocorrido durante a Palavra Livre, enfatizando que, em sua opinião, ‘’se o secretário fez a acusação na rádio, tem algum fundamento para isso. Não sou a favor do corte, mas quero ressaltar que não ficou o dia todo sem água. De imediato foi ligada a água’’.

Ainda dentro do tema, o Vereador Sérgio Marota (PL), Presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social, afirmou ter visitado há meses atrás a unidade, que estava com vazamento no banheiro, e, segundo o parlamentar, com menos de uma hora a situação foi resolvida. Sérgio salientou que o trabalho que o Secretário de Saúde Rainério vem fazendo em Viçosa não deve ser sacrificado ‘’por conta de um erro, já que a água foi religada rapidamente’’, completou.

*texto da estagiária Ana Clara Marques sob a supervisão de Mônica Bernardi