Vereadores voltam a falar sobre Obras em reunião Ordinária
No uso da Tribuna Livre, da reunião Ordinária desta terça-feira (08), José Francisco Lino ocupou o espaço para fazer reivindicações para a Rua Joaquim Andrade, no bairro Santa Clara. Segundo o morador, já fazem mais de 6 meses que ele pediu que a estrada até a sua casa fosse aberta. “A gente pede há tanto tempo, já era para ter sido feito. Eu estou humildemente pedindo, preciso continuar a construção, mas enquanto a estrada não for aberta não é possível”, afirmou José Francisco. A participação de tribuna trouxe de volta como destaque na fala dos vereadores as obras por toda a cidade.
Iniciando o uso da Palavra Livre, o Vereador Gilberto Brandão (Avante) apresentou o asfaltamento da Rua José Teotônio Pacheco, em Posses. Além disso, o parlamentar também protocolou as Indicações nºs 661, 662, 663 e 664/2022, que solicitam, nesta ordem, o calçamento das ruas José Mendes Pereira e Alexandre Ferreira da Silva, asfaltamento da Rua Maria Auxiliadora Souza da Silva e a drenagem pluvial da Rua Inácio Amaral, a fim de amenizar os impactos do período chuvoso.
A Vereadora Jamille Gomes (PT) prestou sua indignação com relação às respostas dadas pela Secretaria de Obras às indicações feitas e sugeriu que seja enviado um convite ao secretário para que ele apresente o cronograma, já que ‘’nossas solicitações estão sendo incluídas neste’’, solicitando detalhamento de datas e previsão para as obras demandadas. Corroborando com a colega Jamille, o Vereador Daniel Cabral (PCdoB) afirmou, na Palavra Livre, que não há respostas para os questionamentos feitos em relação ao planejamento e previsão de entrega. Ademais, ele lamentou pelos vários parlamentares que precisam ‘’implorar para que uma obra seja realizada, mandar vários requerimentos e em determinadas ruas não serem cumpridos’’.
Em relação à Tribuna Livre, o Vereador João Januário (João de Josino) (Cidadania), que é Líder do Prefeito na Casa, reforçou que na próxima semana irá junto ao Secretário de Obras e Serviços Urbanos, José de Arimathea, e a um engenheiro, para que se inicie o planejamento da abertura da estrada. João de Josino apresentou também as ruas recém asfaltadas no Bairro Nova Viçosa.
Ainda dentro do tema, o Vereador Marco Cardoso (Marcão Paraíso) (PSDB) usou seu tempo regimental para expor a construção de uma ponte no Romão dos Reis, destacando que ‘’é uma demanda que a comunidade vem reivindicando há mais de 10 anos’’, pois, segundo Marcão, em dias de fortes chuvas, os moradores não conseguiam sair de suas casas. O parlamentar também agradeceu e disse ter se surpreendido positivamente com o Prefeito Raimundo Nonato (PSD) pela agilidade e eficiência na realização da obra.
O Vereador Robson Souza (Cidadania), iniciou sua fala apresentando imagens que evidenciam as condições da Rua Joaquim Andrade e ressaltou ao morador José Francisco Lino, que usou a Tribuna para reivindicar melhorias para tal localidade, que 'estará fazendo o possível' para solucionar o problema da comunidade. O parlamentar também protocolou as Indicações nºS 649 e 650/2022, que solicitam a colocação de um braço de luz no poste localizado na Rua Maria Brígida e a construção de quebra-molas na Rua Bom Jesus.
Em seguida, o Vereador Rogério Fontes (Tistu) (sem partido) falou sobre o asfaltamento que foi concluído na Rua Francisco Marques, local que possui moradores com mobilidade reduzida, segundo o parlamentar. Na oportunidade, Rogério relembrou sobre a Lei nº 2987/2022, de sua autoria, que prioriza ruas onde existem moradores com deficiência e mobilidade reduzida, ressaltando a importância de tal preferência. Além de apresentar outras ruas que demandam melhorias e obras emergenciais, o parlamentar mostrou a situação da estrada rural da comunidade Pau de Cedro após a primeira chuva, salientando que ‘’se continuar dessa forma, alunos não irão conseguir frequentar às aulas’’.
Em relação às obras em andamento, a Vereadora Vanja Honorina (PSD) apresentou imagens da obra da rede pluvial na Rua Marly Azevedo, que se iniciou no dia 19 de outubro, destacando que os trabalhos continuam por toda a Rua Álvaro Gouveia. A parlamentar solicitou a compreensão e paciência dos moradores, visto que ‘’é uma obra que realmente causa transtorno, mas futuramente irá causar alegria’’, e que irá amenizar os impactos das chuvas. Finalizando sua fala, Vanja agradeceu ao Prefeito Raimundo, ao secretário de Obras e a empresa CONTERPLAN (Construção Civil e Terraplenagem) pelo compromisso com o trabalho.
Ainda sobre os impactos das chuvas, o Vereador Cristiano Gonçalves (Motolink) (Solidariedade) expôs vídeos que demonstram a situação precária vivenciada por moradores da Rua Maria Cristina, no Bairro Vale do Sol. Em seguida, o parlamentar informou que a Secretaria de Obras atendeu, após 2 anos, a solicitação e iniciou a construção da manilha de água no local, que atualmente está nas etapas finais de conclusão. Cristiano também aproveitou a oportunidade para dar ênfase na necessidade de um novo asfaltamento na Rua William Ramos, também no Bairro Vale do Sol.
Por fim, o Vereador Marcos Fialho (sem partido), encerrou o assunto comentando que após essas chuvas, a zona rural iria ficar isolada novamente e que as crianças não teriam transporte escolar, visto que as estradas não estavam adequadas.