PL que institui Semana Municipal da Juventude é aprovado em Extraordinária

por Assessoria de Comunicação publicado 18/11/2022 16h15, última modificação 18/11/2022 16h26

Aconteceu no Plenário da Casa Legislativa, na tarde da quinta-feira (17), a 25ª reunião Extraordinária, atendendo ao Requerimento nº 059/2022, que solicita a realização da sessão para que seja votado o Projeto de Lei (PL) nº 071/2022, apresentado pelos participantes do Projeto Parlamento Jovem (PJ) Viçosa, e dispõe sobre a instituição da Semana Municipal da Juventude no calendário oficial de eventos do município de Viçosa. 

A integrante do PJ e aluna da Escola Estadual Doutor Raimundo Alves Torres (ESEDRAT), Júlia Martins, ocupou o espaço da Tribuna Livre, com autorização do plenário, para defender o projeto e destacar sua experiência ‘’uma grande oportunidade para que eu pudesse entender e aprender o que realmente é a política e como são feitas as leis. O Parlamento Jovem é essencial para que os jovens conheçam o processo político e democrático’’. Na mesma linha, Lara Rezende, participante do PJ e também aluna no ESEDRAT, usou a Tribuna para esclarecer a construção do PL, destacando que ele visa ‘’fazer com que os jovens se sintam mais incluídos pelo Município, unindo lazer e aprendizado’’. 

‘’Precisamos trazer jovens para a política’’, afirmou o Presidente da Câmara, Vereador Edenilson Oliveira (PSD), na oportunidade. Em sua fala, o parlamentar prestou seu apoio ao Projeto em votação, destacando que ‘’é um momento único, onde a Escola do Legislativo, junto com seus alunos, propõe um projeto de lei’’, parabenizando a todos que fazem parte do trabalho e agradecendo aos vereadores que entendem a importância do Parlamento Jovem. 

Na sequência, a Vereadora Jamille Gomes (PT) afirmou que ‘’esse momento marca uma derrubada do estereótipo de que jovem é baderna, é irresponsabilidade e imaturidade. Acho que estamos abrindo caminhos para a participação dos jovens na política’’. Corroborando com a fala, o Vereador Sérgio Marota (PL), coordenador Técnico da Escola do Legislativo da Câmara de Viçosa, enfatizou a importância de existir uma semana de discussão e prestou seu total apoio ao projeto ‘’nosso futuro são vocês. Poderemos, mais uma vez, estar escutando o que os jovens de viçosa e região necessitam’’. 

Segundo a Vereadora Marly Coelho (PSC), com a aprovação do projeto, existirão mais oportunidades de pensar em políticas públicas e batalhar em prol da juventude, salientando que ‘’é uma satisfação muito grande para esta Casa Legislativa saber que nós iremos aprovar um Projeto construído por jovens, que têm a responsabilidade e esperança de mudar nosso País para melhor’’. Em seguida, o Vereador Gilberto Brandão (Avante) completou reforçando que ‘’precisamos sim de projetos que tragam oportunidades, imagino a alegria dos pais ao verem seus filhos buscando um futuro melhor e conquistando espaços merecidos’’.

Ainda na discussão do Projeto, o Coordenador Geral da Escola do Legislativo, Vereador Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT) destacou que o objetivo principal do PJ é ‘’apresentar a estrutura da Câmara, a estrutura de um Legislativo e como tudo funciona’’, parabenizando o protagonismo dos jovens que participaram da elaboração do Projeto. O parlamentar ainda destacou que o tema do Parlamento deste ano é ‘’Saúde Mental dos Jovens’’ e o intuito era ‘’pensar no que poderia ser feito para os jovens no momento pós-pandemia’’.  

Por fim, o Vereador Daniel Cabral (PCdoB) demonstrou sua satisfação com a proposta, afirmando ser um momento histórico para Viçosa. O parlamentar levantou inúmeras questões que precisam de maior atenção no que tange ao cuidado com os jovens no Município, destacando a importância da Semana da Juventude promover discussões sobre políticas públicas que atendam todos os segmentos dentro da juventude, em especial a comunidade LGBTQIA+. 

Em seguida, o Projeto foi aprovado em definitivo. O PL 071/2022, agora segue para a sanção do Prefeito Municipal Raimundo Nonato (PSD) para se tornar lei. 

*texto da estagiária Ana Clara Marques sob a supervisão de Mônica Bernardi