Escola do Legislativo realiza a Premiação de Professores
Aconteceu na noite da quinta-feira (10), por intermédio da Escola do Legislativo Professor Sebastião Lopes de Carvalho, pela 2ª vez consecutiva, a Premiação de Professores Gabriel Rodrigues Barbosa de Oliveira.
A Premiação é uma iniciativa que busca valorizar, reconhecer, divulgar e homenagear as ações práticas pedagógicas de professores das escolas públicas municipais e estaduais do município de Viçosa, sendo elas implementados em 7 categorias educacionais: Educação Infantil, Ensino Fundamental I (anos iniciais), Ensino Fundamental II (anos iniciais), Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos - EJA, Educação Inclusiva e Educação Prisional (profissionalizante).
Na Mesa Diretora estiveram o Presidente da Casa, Vereador Edenilson Oliveira (PSD); o Coordenador Geral da Escola do Legislativo, Vereador Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT); a Coordenadora Pedagógica da Escola do Legislativo, Patrícia Gomes e a Secretária de Educação, Marli Aparecida Franco. Na Tribuna de Honra representando os avaliadores dos projetos a Conselheira Tutelar, Tuyllara Oliveira e o convidado especial, ex-Vereador, Sávio José. Também esteve presente o Vereador Marco Cardoso (Marcão Paraíso) (PSDB), e as vereadoras Marly Coelho (PSC) e Vanja Honorina (PSD), justificaram a ausência devido a agenda.
Iniciando a sessão, o Presidente Edenilson, reforçou a importância de valorizar as iniciativas da educação no Município e relembrou a participação de Gabriel na Casa Legislativa. “Gabriel era um jovem, que graças a educação que recebia, participava ativamente no Poder Legislativo. Foi membro do Parlamento Jovem e aluno da Escola do Legislativo. Mas infelizmente Deus tem outros planos”, afirmou o parlamentar. Bartomélio, que foi professor de Gabriel, completou a fala dizendo que se sente grato e honrado em poder homenagear educadores que fazem um ótimo trabalho todos os dias, mas que infelizmente não são reconhecidos.
A Coordenadora da Escola do Legislativo, Patrícia, disse que é mais que necessário valorizar a atitude desses professores, que mesmo sobrecarregados, encontraram tempo para inovar nas práticas educativas. De acordo com a coordenadora, a Secretária Marli, concordou com a necessidade de reconhecer os professores do setor público, que mesmo sem incentivo, fazem acontecer e impactam a realidade dos alunos do Município.
Iniciando a premiação, em 5º lugar ficou o Professor Thiago Cesar junto da Professora Ariana Carvalho, com o Projeto “Feira do Conhecimento: Saúde Mental e Nutrição”, inscrito na categoria Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em seu agradecimento, Thiago, disse que a Premiação é um incentivo para que os professores continuem engajados e lutando para fazer a diferença.
Em 4º lugar, ocupou o Projeto “Semana de Combate à Violência Contra a Mulher”, na categoria Ensino Médio, das professoras Elaine Arruda e Soraia Santos. Em agradecimento, Elaine reforçou que mais do que homenagem, os professores precisam de reconhecimento e do olhar carinhoso de quem diz “muito obrigado”.
Já em 3º lugar, conquistado por Franciane Monteiro, com o Projeto “Folcloarte: Ampliando o saber cultural discente”, na categoria Educação Infantil. “O isolamento social afetou muito o desenvolvimento dos alunos da educação infantil. Com isso, senti a necessidade de desenvolver a expressividades e interação entre os alunos, para que não saíssem prejudicados no futuro”, afirmou a professora, em agradecimento pela homenagem.
Enquanto em 2º lugar, esteve a Professora Germania Fialho com o Projeto “Dia Internacional da Mulher”, na categoria de Educação Prisional. Em defesa do projeto e em agradecimento, Germania falou da gratidão em trabalhar esse tema com os detentos. “Na maioria das vezes, os estudantes privados de liberdade estão ali por crimes violentos. E trabalhar esse tema de conscientização foi graficamente e extremamente empolgante”.
As professoras Joana D’arc e Valéria Martins ocuparam o 1º lugar, com o Projeto “Resgatando as Defasagens na Base do Processo de Leitura do Mundo: Uma Proposta Pós Pandemia”, inscrito na categoria Ensino Fundamental. “É um trabalho de formiguinha, que não se vê o resultado imediatamente. Mas é gratificante chegar ao final e perceber que muitos alunos se vêem motivados e engajados com os estudos novamente”, afirmou a Professora Valéria. Enquanto Joana disse “apesar de todos os desafios da escola pública, nós conseguimos lutar pela educação pública de qualidade, recarregar as energias e fazer a diferença”.
O Presidente Edenilson finalizou a sessão agradecendo a todas as pessoas envolvidas na Premiação e reforçou “os jovens precisam entrar na esfera política, a escola precisa trabalhar o tema política, as pessoas na nossa cidade precisam se interessar por política. Precisamos trabalhar mais, principalmente com os jovens, para que sejam igual ao Gabriel e adentrem a Casa Legislativa, reivindicando seus direitos”.
*texto da estagiária Thais Cal sob a supervisão de Mônica Bernardi