Projeto 'Seja Luz' recebe homenagem em Ordinária
“É a sensação de dever cumprido! Ser luz é além de iluminar, é levar esperança para todas as pessoas que precisam”, afirmou Raphael Gustavo, representante do Projeto 'Seja Luz', que foi homenageado na terça-feira (08), em reunião Ordinária. A entrega da placa alusiva aconteceu a pedido do Vereador Edenilson Oliveira (PSD), Presidente da Casa Legislativa, por intermédio do Requerimento nº 055/2022 e recebeu assinatura dos parlamentares Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT), Daniel Cabral (PCdoB), Jamille Gomes (PT), João Januário (João de Josino) (Cidadania), Marly Coelho (PSC), Rafael Cassimiro (Filho do Zeca do Bar) (PSDB) e Vanja Honorina (PSD).
Em justificativa, o Vereador Edenilson afirmou que o trabalho desenvolvido por Raphael há mais de 7 anos, além de mobilizar ações no dia das crianças e no natal, merece ser reconhecido por toda sua relevância e luta na conscientização. “Nós sabemos a importância de trabalhar na educação e na assistência social, além de ajudar as pessoas corantes e as comunidades periferizadas de Viçosa. Nós agradecemos ao 'Seja Luz' por trabalhar, de maneira impecável, onde as políticas públicas não chegam”, disse o parlamentar.
Além disso, ainda foi destacado por Edenilson um dos trabalhos realizados juntamente à Secretaria de Assistência Social, esclarecendo que ‘’é um trabalho feito dentro de presídio, uniformizando todas as escolas municipais de Viçosa, a gente pode ver a emoção de cada criança recebendo seu uniforme feito pelos presidiários. Então, é um trabalho que tem que ser reconhecido por essa Casa Legislativa, a população viçosense precisa saber quem é o Rafael e o que é o Projeto Seja Luz’’, completou.
O projeto nasceu em 2015, idealizado por Raphael Gustavo, e vem procurando ajudar a comunidade viçosense desde então. Uma das ações desenvolvidas, e apresentadas ao longo da homenagem, foi a entrega de kits de material escolar durante a pandemia de 2021. Ação que impactou diretamente a realidade dos alunos de mais 4 centros educacionais de Viçosa, e possibilitou que muitos estudantes continuassem na escola.
Agradecendo a homenagem, Raphael reforçou que o trabalho do projeto é uma pequena iniciativa que cada dia se torna maior e impacta mais pessoas. “Nós somos uma equipe com mais de 80 voluntários, e em todos esses 7 anos já impactamos direta e indiretamente mais de 50 mil pessoas. Muito obrigada por reconhecerem nosso esforço, podem ter certeza que não pararemos aqui!”, afirmou o idealizador do projeto.
Os vereadores parabenizaram Raphael e o projeto pela homenagem, e a Vereadora Marly Coelho (PSC) reforçou que essas ações e projetos sociais são muito importantes para contribuir com as melhorias na cidade, fazer a diferença, além de ajudar as famílias que o Poder Executivo não consegue alcançar.
*texto da estagiária Thais Cal sob a supervisão de Mônica Bernardi