Escolas Municipais recebem homenagem em reunião Ordinária
Em reconhecimento público pela participação no ‘’Programa Jovens Mineiros Sustentáveis’’, a Escola Municipal João Francisco da Silva e a Escola Municipal Padre Francisco José da Silva receberam homenagem na reunião Ordinária da terça-feira (20), por intermédio do Requerimento nº 070/2022, de autoria da Vereadora Marly Coelho (PSC).
Promovido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD), o Programa Jovens Mineiros Sustentáveis consiste em um conjunto de atividades de educação ambiental e humanitária desenvolvidas pela Diretoria de Educação Ambiental e Relações Institucionais, que visa capacitar educadores e formar alunos do Ensino Fundamental nas temáticas de consumo consciente de água e energia, cidadania, gestão sustentável de resíduos sólidos e educação humanitária.
Em justificativa, a Vereadora Marly fez agradecimentos à Secretária de Educação, Marli Franco, e a todos que apoiaram e participaram da iniciativa. ‘’As escolas foram protagonistas. Isso mostra como a educação municipal de Viçosa está aberta a programas do governo, trazendo outras pautas que tornam nossos jovens mais sustentáveis e conscientes’’, destacou. A parlamentar ainda informou que 853 municípios participaram do processo seletivo e Viçosa foi uma das 70 cidades selecionadas, expressando sua gratidão às escolas que abraçaram a causa.
Representando a Escola Municipal João Francisco da Silva, a Diretora Rita de Cássia recebeu a Placa Alusiva e afirmou que se hoje o trabalho que ela vem fazendo é elogiado, muito se deve à escola e ao acolhimento que recebeu dos profissionais do local. ‘’Trabalhamos cidadania, uso consciente da água e outros temas relacionados já estão inseridos em nossos conteúdos, esse programa só veio direcionar ainda mais nosso trabalho, abordando os assuntos de forma mais orientada’’. Finalizando sua fala, Rita convidou outras diretoras a aderirem ao programa nas escolas e comunicou sobre as melhorias já notáveis ‘’percebemos a evolução nos nossos alunos, em comportamentos como organizar melhor as carteiras, não jogar lixo no chão, ir no banheiro e não deixar torneiras abertas’’, disse.
‘’É uma grande honra receber essa homenagem e ter participado desse projeto tão grandioso. Para nossos alunos, não é só uma placa, é o reconhecimento de um trabalho bem feito, que vem sendo realizado devagar, superando todas as nossas dificuldades enfrentadas’’, destacou a Vice-Diretora da Escola Municipal Padre Francisco José da Silva, Luzia Maria Barcello em seu discurso de agradecimento. Dividindo a homenagem com todos os profissionais, ela afirmou que ‘’é muito gratificante saber que existe uma Câmara que se preocupa em homenagear e prestigiar essa classe tão sofrida, tão esquecida e tão importante, que é a formadora de todas as outras profissões’’, concluiu.
*texto da estagiária Ana Clara Marques sob a supervisão de Mônica Bernardi