Saúde retorna a pauta dos vereadores na primeira Ordinária do ano

por Assessoria de Comunicação publicado 08/02/2023 14h55, última modificação 08/02/2023 15h17

Um assunto recorrente no último ano, que voltou à pauta já na 1ª reunião Ordinária de 2023 (07), foi a preocupação dos parlamentares com a saúde de Viçosa. Iniciando a discussão, o Vice-Presidente da Casa Legislativa, Vereador Daniel Cabral (PCdoB) tornou público que desde o início de fevereiro está realizando reuniões para discutir a atual situação e pensar melhorias para os hospitais e Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

“Na última semana eu me encontrei com os diretores dos hospitais, com os responsáveis do consórcio e hoje pela manhã com o Secretário de Saúde, Rainério Rodrigues Fontes e com o Secretário de Administração e Planejamento Estratégico, Luan Campos Monteiro Gomes para pensar em conjunto como melhorar a saúde de Viçosa”, afirmou Daniel reforçando que está montando um diagnóstico de modo que a atenção primária seja beneficiada.

Já o Vereador Edenilson Oliveira (PSD), aproveitou o momento da Palavra Livre para denunciar as condições de trabalho do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), de acordo com ele o serviço funciona com uma estrutura mínima dentro do Corpo de Bombeiros e há exposição de alguns equipamentos à chuva, o que pode atrapalhar o funcionamento. “Final do ano, ao enviar mais de um milhão de reais para o Executivo, nós pedimos ao prefeito que realoque esse investimento para o SAMU, que presta um serviço de excelência, mesmo nessas condições”, afirmou.

Enquanto a Vereadora Jamille Gomes (PT), comentou sobre a baixa coleta no Banco de Leite do Município mesmo com a doação de um veículo. “Muitos desafios ainda precisam ser superados”, afirmou a parlamentar, chamando a atenção também para o CAPS Infantil (Centro de Atenção Psicossocial), que se encontra sem médicos especializados e sem habilitação, desde o ano passado. “Temos muita procura no CAPS e não temos profissionais para atender. É sempre a mesma resposta de que 'estamos desenvolvendo um projeto de contratação para ser aprovado na Câmara', e o projeto nunca chega", disse.

Por fim, o Vereador Marco Cardoso (Marcão Paraíso) (PSDB), fez coro aos colegas e lamentou a situação da saúde do Município, que segundo ele apresenta melhoras em passos curtos. “É uma pauta que eu trabalho no meu mandato e desde 2021 não vemos muitas melhoras. Em especial na atenção primária que precisa de uma melhora significativa, para desafogar os hospitais”, explicou.

Ainda dentro do tema, foi aprovado, durante a reunião, o Requerimento nº 002 que solicita uma Audiência Pública para o dia 09 de março, de iniciativa do Vereador Gilberto Brandão (AVANTE), para discutir sobre a saúde e as UBSs. Além das Indicações nºs 002, do Vereador Robson Souza (Cidadania), que pede reforma nas UBSs dos distritos São José do Triunfo e Cachoeira de Santa Cruz; nº 036 da Vereadora Jamille, que solicita criação de cargos no CAPs; e a de do nº 042 que requer nova estrutura para o SAMU, por intermédio do Vereador Edenilson.

*texto da estagiária Thais Cal sob a supervisão de Mônica Bernardi