Vereadores discutem sobre os problemas no Trânsito
Um dos assuntos que ganharam destaque na reunião Ordinária da terça-feira (14), foram os problemas em relação ao trânsito de Viçosa. Os parlamentares fizeram diversas reivindicações ao longo da Palavra Livre, e também apresentaram indicações ao Executivo.
A Vereadora Jamille Gomes (PT), iniciou o tema relembrando uma reunião feita na semana anterior, em que a parlamentar se reuniu com algumas mães da diretoria da ASPEN - Associação de Autistas, Pais de Autistas e Neuro Divergentes, com a demanda de incluir nas placas de estacionamento do Município o símbolo de pessoas com deficiências ocultas.
Pedido que se encontra na Indicação nº 054/2023, e como justificativa para o pedido Jamille afirmou que a partir dessa atitude será incluso outras deficiências, além das deficiências físicas, e facilita para aquelas pessoas que precisam usar o estacionamento. “A gente sabe que as crianças dependem de um cuidador para levar elas até as diversas terapias que são feitas durante esse período e as mães muitas vezes são contempladas, porque elas são as principais cuidadoras”, disse a vereadora.
O Presidente da Comissão de Trânsito e Mobilidade Urbana, Vereador Cristiano Gonçalves (Moto Link) (Solidariedade), também comentou sobre o assunto, mas dessa vez, em relação ao emplacamento de veículos. “Os valores que são cobrados nas placas, são duas, três, até quatro vezes a mais do que de outras cidades da nossa região. O cidadão já paga preços absurdos em relação aos impostos, que nós sabemos que já é caro ter um carro”, afirmou Cristiano.
O vereador ressaltou também que esteve no Detran na última semana questionando o Decreto 44.917/2008 que diz que o morador é obrigado a comprar a placa na circunscrição ou seja na Comarca de Viçosa. E ressaltou que, enviou uma representação ao Ministério Público e esteve também no PROCON (Proteção e Defesa do Consumidor) para que o Ministério Público investigue os valores que são cobrados.
A Vereadora Vanja Honorina (PSD), por fim, reportou a situação de uma moradora de Viçosa, cuidadora de um portador de deficiência, que de acordo com a parlamentar encontra dificuldades para estacionar nas vagas de deficientes. “Peço encarecidamente que essas vagas sejam respeitadas, pois foram feitas especialmente para quem precisa”, afirmou a vereadora, enquanto deu o exemplo de estacionamentos em Ponte Nova, em que além de ter a fiscalização mais reforçada e eficiente, há ajuda dos guardas de trânsito para locomover as cadeiras de rodas.
Também foi protocolada, e aprovada, a Indicação nº 060/2023 do Vice-Presidente, Vereador Daniel Cabral (PCdoB), que pede a limpeza das placas de trânsito da Avenida Oraida Mendes de Castro. Nas placas foram pintados símbolos que fazem apologia ao nazismo, que segundo o parlamentar 'nunca serão símbolos de liberdade de expressão, e que é considerado crime'. A Vereadora Marly Coelho (PSC), também teve aprovada a Indicação nº 071/2023 que solicita que as faixas de pedestre também tenham desenhos de patas de animais, para indicar o tráfego deles.
*texto da estagiária Thais Cal sob a supervisão de Mônica Bernardi