Vereadores cobram medidas sobre abandono de animais
‘’Nós protetores estamos exaustos e com os recursos comprometidos, eu mesma tenho vários cães sob minha responsabilidade à espera de adoção e não está fácil conseguir adoção’’, desabafou a Vereadora Marly Coelho (PSC) a respeito do abandono de animais, no uso de seu tempo regimental durante a primeira reunião Ordinária do ano (07).
Segundo a parlamentar, ainda com todas as castrações e com todo o trabalho que vem sendo feito pelas entidades protetoras, os problemas relacionados ao abandono de animais ainda são constantes no Município ‘’são cidades vizinhas que jogam os animais aqui e existem pessoas daqui que jogam os animais em zonas rurais. Precisamos conscientizar as pessoas’’, pontuou. Ademais, Marly ainda comentou sobre a falta de recursos, citando a Sociedade Viçosense de Proteção Aos Animais (SOVIPA), que realiza diversas castrações em animais abandonados ‘’se hoje as pessoas estão reclamando de animais nas ruas, se pararem as castrações vai piorar muito. Estamos em conversa com o Executivo para elaborar políticas públicas, para fazer convênio com clínicas, pois não estamos mais conseguindo dar conta, não temos mais onde colocar os animais’’, afirmou a vereadora.
No que tange ao Centro de Zoonoses, cobrança constante da Vereadora Marly, foram protocoladas as Indicações nºs 027 e 029/2023, de sua autoria, que solicitam, respectivamente, informações a respeito de qual o número do edital licitatório para a aquisição dos equipamentos de segurança que serão instalados e o encaminhamento de informações sobre o atual trâmite para a instalação da ligação de energia elétrica, que está sendo realizado junto a CEMIG.
Na mesma linha, o Vereador Marcos Fialho (sem partido) protocolou a Indicação nº 043/2023, retomando a Indicação nº 014/2022, datada de 30 de agosto de 2022, que não foi respondida. Dessa forma, por intermédio do documento, o parlamentar solicita, novamente, ao Prefeito Municipal Raimundo Nonato (PSD), junto ao órgão competente, que encaminhe a Casa Legislativa informações a respeito do controle e medidas tomadas sobre animais de médio e grande porte que 'perambulam' pelas vias públicas do Município.
Entre as informações solicitadas, estão: cópia do processo licitatório Pregão Eletrônico (PE) nº 158/2021 para contratação de empresa especializada no serviço de recolhimento, apreensão, captura, transporte e guarda temporária de animais errantes; ordem de serviço para início dos trabalhos relacionados ao PE; laudo de identificação e condição sanitária dos animais recolhidos; relatório dos valores arrecadados com a aplicação das infrações cometidas (multas e diárias) pelos proprietários no abandono dos animais em vias públicas, entre diversas outras atribuições que visam sanar o problema em questão.
*texto da estagiária Ana Clara Marques sob a supervisão de Mônica Bernardi