Direito das Mulheres é discutido em Audiência Pública

por Assessoria de Comunicação publicado 08/03/2023 15h30, última modificação 08/03/2023 17h19

Aconteceu na noite da segunda-feira (06 de março), no plenário da Casa Legislativa, a Audiência Pública que discutiu sobre o acesso das mulheres aos serviços públicos do município de Viçosa, atendendo ao Requerimento nº 009/2023, de autoria das vereadoras Jamille Gomes (PT), Marly Coelho (PSC) e Vanja Honorina (PSD), que estiveram na Mesa Diretora, conduzindo os trabalhos.

Também estiveram presentes compondo a Mesa Diretora Maria de Fátima Lopes, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher; Terezinha de Jesus, membro da UNEGRO (União de Negros pela Igualdade); Paula Dornelas, representante do Movimento de Mulheres Olga Benário e Gabrielle Wakin, coordenadora de Políticas para as Mulheres da Prefeitura de Viçosa.

Enquanto na Mesa Central estavam Letícia Bergo, representante do Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro; Maria de Fátima Teixeiras, representante da ADAV (Associação das Artesãs de Viçosa); Rita de Cássia Fialho, secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia; Vera Sônia Saraiva, ex-vereadora e secretária Municipal de Assistência Social; Rainério Rodrigues, secretário Municipal de Saúde;  Dionísio de Souza, secretário Municipal de Fazenda; Luan Campos, secretário Municipal de Administração e Planejamento Estratégico; Valdinei da Silva Araújo, secretário Municipal de Finanças; Dídima Bastos, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil de Viçosa e representando o comandante da Policia Militar, o Tenente Paulo Roberto da Silva.

A Vereadora Jamille, procuradora Especial da Mulher da Câmara, também registrou a presença de Luane Queiroz, da Secretaria Municipal de Educação;  Thomas Phillipe de Medeiros, secretário Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico e Esporte, e Maria de Lourdes Ferreira, presidente da UNEGRO de Viçosa. Além dos vereadores Daniel Cabral (PCdoB), vice-Presidente da Casa, Marco Cardoso (Marcão Paraíso) (PSDB) e Marcos Fialho (sem partido).

“Mais que uma audiência requerida pela Procuradoria Especial da Mulher, essa é uma das ações que irá compor a semana e o mês das mulheres”, afirmou Jamille, justificando a necessidade do encontro, visto que as mulheres são maioria da população e requisitam mais os serviços básicos ofertados pelo Poder Público. Enquanto a Vereadora Marly reforçou a dificuldade de trabalhar políticas públicas sem os dados, alertando a necessidade de discutir o tema.

Logo após, cada representante teve 5 minutos para sua fala e as discussões foram amplas, abordando casos de feminicídio, violência física, verbal e sexual, além do assédio e a luta pelos direitos. Dentre os principais direitos discutidos estão o transporte público em funcionamento pleno, creches e postos de saúde nos bairros, garantindo melhores condições de vida e facilitando a jornada dupla, e muitas vezes tripla das mulheres de Viçosa.

Entre as falas, Gabriele Wakin, coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, conta que eles entraram nessa gestão completamente perdidos e tiveram que iniciar o trabalho praticamente do zero, e que hoje já houve a retomada de várias iniciativas, em especial a 'Casa das Mulheres', que é um projeto muito importante que havia sido interrompido.

Já na participação popular houveram 4 inscritas, sendo uma delas Bárbara Santos, militante do Movimento Correnteza e membro do Diretório Central dos Estudantes (DCE), que retratou os casos de assédio dentro da Universidade Federal de Viçosa (UFV), que muitas vezes não são denunciados.

A Semana da Mulher continua em vigor até o sábado (11), e para mais detalhes sobre o tema em questão, a sessão completa da Audiência Pública se encontra no YouTube da Câmara Municipal de Viçosa.

*texto da estagiária Thais Cal sob a supervisão de Mônica Bernardi