Direito e luta pela Igualdade de Gênero marcam as pautas da Ordinária

por Assessoria de Comunicação publicado 08/03/2023 17h10, última modificação 09/03/2023 08h25

Na terça-feira (7), durante a reunião Ordinária, a Tribuna Livre serviu como voz para quatro mulheres. Dédora Madeira, Indyra Dias, Kissyla Vitalino e Ivanilda Cunha reforçaram em suas falas a importância da luta, dos direitos e principalmente como as mulheres são afetadas pelo serviço público. 

A primeira a falar sobre o assunto foi Dédora, que enfatizou a necessidade da luta em um sistema patriarcal e desigual. A representante do Conselho da Mulher disse que "os julgamentos e preconceitos ainda são muitos, havendo a urgência de mudança". Ao fim, reivindicou também transporte de qualidade para mulheres periféricas. Logo depois, Indyra falou sobre como as mulheres, principalmente periféricas, são afetadas pelo serviço público. Segundo ela, a desestruturação do projeto Casa de Mulheres dificulta o apoio e os benefícios para a população feminina viçosense. 

Em seguida, Kissyla destacou a importância de combater as desigualdades e o quanto as mulheres são as mais afetadas pela fome. De acordo com ela "é preciso que haja investimento dos poderes públicos em agricultoras autônomas para ajudar a amenizar essa problemática". Por fim, Ivanilda levou à tribuna, como pauta, as dificuldades da concretização dos direitos das mulheres rurais. Segundo a moradora dos Nobres, Zona Rural de Viçosa, existem obstáculos relacionados ao projeto Comida de Verdade, de autoria da Vereadora Jamille Gomes (PT), visto que a estrada rural está precária, o que impede o transporte de alimentos para a cidade. 

Ao final, a pedido do Vereador Sérgio Marota (PL), os demais parlamentares quebraram o protocolo e aplaudiram de pé as mulheres presentes como forma de respeito a cada uma delas. 

DENTRO DO TEXTO.JPG

Jamille abriu o momento da Palavra Livre comentando sobre a importância das mulheres no espaço da política, visto que, 'elas ainda ocupam poucos lugares de poder'. “Quando eu decidi ser candidata a vereadora, foi por uma necessidade. Me disseram que eu era corajosa e forte, e não era porque eu queria ser, era porque não tinha opção”, contou.

Logo após, a Vereadora Marly Coelho (PSC), fortaleceu a fala de Indyra sobre o respeito. “Respeito é uma obrigação que temos que ter com todos os seres vivos”, reforçou. Marly ainda disse que "é preciso que as mulheres recebam também apoio dos homens para a conquista dos direitos".

Corroborando com as colegas, a Vereadora Vanja Honorina (PSD) disse que 'a luta das mulheres é diária e parabenizou a todas'. Já no final do Pequeno Expediente, o Presidente Rafael Cassimiro (Filho do Zeca do Bar) (PSDB) enalteceu a luta pela igualdade de direitos na sociedade e relembrou que é dever do Poder Legislativo 'zelar pelo cumprimento destes'. Os demais parlamentares se solidarizaram com a causa e mencionaram em suas falas a importância do 'Dia Internacional da Mulher'. 

Participação do Plenário - Bandeiras do Centro de Tecnologias Alternativas (CTA) e do Polo Agroecológico e de Produção Orgânica da Zona da Mata - MG.

Projeto de Lei nº 002/2023

Durante o Grande Expediente da reunião Ordinária, foi aprovado em definitivo o Projeto de Lei (PL) nº 002/2023, de autoria da Vereadora Jamille Gomes, que estabelece o direito das mães de amamentarem os seus filhos durante a realização de concursos públicos na administração pública direta e indireta do município de Viçosa. Agora, o PL segue para sanção do Prefeito Municipal, Raimundo Nonato (PSD).

*texto produzido por Larissa Fontes, sob a supervisão de Mônica Bernardi