Vereadores recebem balanço do 3º Quadrimestre em relação à Saúde

por Assessoria de Comunicação publicado 04/04/2023 09h35, última modificação 04/04/2023 14h07

A Audiência Pública para apresentar e dar ciência de dados importantes relacionados à Secretaria Municipal de Saúde aconteceu no Plenário da Casa Legislativa, na segunda-feira (03). A sessão, que foi uma solicitação da Secretaria de Saúde à Câmara, foi conduzida pelo Vereador Sérgio Marota (PL), presidente da Comissão de Saúde da Casa Legislativa. Na Mesa Diretora, esteve presente o Secretário de Saúde, Rainério Rodrigues Fontes e também participaram da sessão os parlamentares Gilberto Brandão (AVANTE), João Januário (João de Josino) (Cidadania), Marco Cardoso (Marcão Paraíso) (PSDB) e Marcos Fialho (sem partido).

Rainério iniciou sua fala justificando que o encontro tinha como objetivo garantir a transparência das informações da Secretaria, atendendo à legislação que exige que o gestor municipal do SUS (Sistema Único de Saúde) preste contas ao Legislativo e ao CMS (Conselho Municipal de Saúde) das ações que estão sendo desenvolvidas. E logo após, apresentou uma sequência de vídeos, que explicam o funcionamento da Secretaria, pautado nas diretrizes do SUS.

Em seguida, foi exposto o Relatório Detalhado do 3º Quadrimestre de 2022 (RDQA), organizado em quatro eixos: Gestão, Redes de Atenção, Vigilância em Saúde e Regulação. A partir disso, foram demonstradas, item por item, as ações de cada diretriz, comparando o indicador anual previsto com a meta atingida nos oito meses anteriores de 2022. Na Audiência Pública, foi dito que os dados são públicos e estão disponíveis para a população.

Em relação às metas propostas para a gestão do ano de 2022, a maioria atingiu o marcador de 100%, e em relação às que não foram executadas não houve parecer do secretário ao longo da apresentação.  Enquanto sobre o atual orçamento da Secretaria, Rainério expôs que foram gastos mais de 56 milhões com as principais despesas da pasta.

Após a apresentação, o Vereador Sérgio agradeceu a presença dos colegas parlamentares e do secretário e afirmou “é nítido que ainda há muito o que melhorar, mas é bom ver que a Secretaria está empenhada em cumprir  com as metas, e garantir dignidade à população”.

*texto do estagiária Thaís Cal sob a supervisão de Mônica Bernardi