Vereadores lamentam a falta de espaços de Lazer no Município

por Assessoria de Comunicação publicado 10/05/2023 17h30, última modificação 10/05/2023 18h27

O descaso com as praças do Município e a falta de espaços de lazer para os cidadãos viçosenses, principalmente em relação às crianças, foram pauta na fala dos parlamentares, que protocolaram indicações e prestaram sua indignação com a ausência de iniciativa do Poder Executivo a respeito do assunto.

‘’A maior angústia dos pais e mães em Viçosa é o que fazer com as crianças nos finais de semana. Estamos há meses reivindicando melhorias no parquinho da Praça Silviano Brandão e nada é feito. Têm diversos buracos que colocam as crianças em risco de se machucar’’, lamentou a Vereadora Jamille Gomes (PT) abrindo a discussão sobre o tema. Em continuação, a parlamentar comunicou sobre a visita que fez aos ‘parquinhos’ dos bairros de Fátima, Silvestre e Novo Silvestre, afirmando que os espaços se encontram abandonados, com lixos, necessitando de reparos nos brinquedos e aparelhos de ginástica. ‘’Viçosa não tem lazer. No centro da cidade ou nos bairros afastados, a gente não tem onde levar as crianças para se divertirem’’, finalizou a vereadora. Formalizando a reivindicação, Jamille protocolou a Indicação nº 394/2023, que solicita os reparos e reestruturação dos espaços de lazer para crianças - ‘’parquinhos’’ - de Viçosa.

Na mesma linha, o Vereador Marco Cardoso (Marcão Paraíso) (PSDB) lamentou a falta de investimento no esporte e lazer. A partir disso, o parlamentar parabenizou a ‘Rádio Viçosa FM 95,1’, por intermédio do radialista Paulinho Brasília, ex-vereador da Câmara de Viçosa, pela iniciativa de levar cerca de 500 crianças acompanhadas de suas mães para assistirem ao espetáculo do circo, em parceria com empresários do Município. ‘’Temos que parabenizar por ele estar pensando nessas crianças que não tem acesso ao lazer’’, finalizou Marcão.

Corroborando com o colega, o Vereador Marcos Fialho (sem partido) também parabenizou a Rádio pela iniciativa, lamentando que ‘’o Município não se dispõe a trazer atrações para os viçosenses’’. Além disso, o parlamentar ainda informou que a Rádio conseguiu, com a empresa Viação União, transporte com preço reduzido em 50% para levar as famílias de baixa renda ao circo.

‘’Como Viçosa não tem atividades de lazer, têm pessoas que trabalham com carrinhos para crianças no centro da cidade’’, afirmou o Vereador Rogério Fontes (Tistu) (sem partido), destacando que a falta de infraestrutura, os buracos e a iluminação precária dificultam esse trabalho prestado e prejudicam a população de uma forma geral, inviabilizando as atividades de lazer no Município. A partir disso, o parlamentar protocolou a Indicação nº 373/2023, solicitando que sejam viabilizados recursos a serem destinados visando à melhoria da iluminação na Praça Silviano Brandão, localidade central em Viçosa, solicitando, ainda, a realização de poda nas árvores nesta mesma área de acesso público à população.

Ainda dentro do assunto, a Vereadora Vanja Honorina (PSD) apresentou diversas imagens da Praça Silviano Brandão que demonstram resíduos sólidos espalhados pelos bancos, roupas sendo vendidas e penduradas nas árvores, depósito de papelões que impossibilitam o conforto dos cidadãos de assentarem na praça, além de bicicletas paradas em locais incorretos, impedindo a passagem da população. Após apresentar as imagens, a parlamentar fez um comparativo com praças de outros municípios, como Coimbra, Guidoval e Ervália, trazendo soluções para os problemas atuais da Praça Silviano Brandão. ‘’Essas praças são cartões postais, têm limpeza, organização, as pessoas podem passear com tranquilidade’’, afirmou Vanja.

*texto da estagiária Ana Clara Marques sob a supervisão de Mônica Bernardi