Vereadores fazem críticas ao SAAE por descaso com Servidores e limpeza no Município
Na reunião Ordinária da terça-feira (02), o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Viçosa (SAAE) foi duramente criticado pelos vereadores, que protocolaram diversas indicações dentro do tema e fizeram suas considerações no que tange à capina, limpeza, coleta seletiva de lixo e desvalorização dos servidores da autarquia.
No uso da Palavra Livre, o Vice-Presidente da Casa, Vereador Daniel Cabral (PCdoB) deu início ao assunto após exibir um vídeo de 2014 que expõe uma fala do ex-Vereador Marcos Nunes, atual presidente do SAAE, que reclamava, na época, sobre 'o descaso da autarquia com seus servidores', afirmando que 'estes eram desvalorizados'. Na oportunidade, ao fazer alusão ao cenário atual da cidade, Daniel citou que 'ainda há muitos defeitos no SAAE, incluindo a desvalorização dos servidores'. “É inaceitável que os servidores até hoje ganhem menos que um salário mínimo, a desvalorização é nítida”, afirmou o parlamentar. Ainda sobre o tema, Daniel alertou sobre a importância que esses trabalhadores têm para a cidade, ‘’se eles param, a cidade fica imunda’’, lamentando que o Presidente Marcos Nunes "não esteja fazendo nada por eles’’, disse.
Na sequência, o Vereador Edenilson Oliveira (PSD) também apresentou demandas que competem ao SAAE, solicitando serviço de capina perto da placa que indica fiscalização por radar e a velocidade máxima permitida, localizada entre os distritos São José do Triunfo (Fundão) e Cachoeira de Santa Cruz (Cachoeirinha). Segundo o parlamentar, só é possível o condutor enxergar a placa quando está muito próximo a ela, afirmando ser um “desleixo”.
Logo após, em contrapartida, o Vereador Gilberto Brandão (Avante) agradeceu ao SAAE pela capina que está sendo realizada na Rua da Conceição, salientando que será feita uma ‘capina geral’ nos bairros de Nova Viçosa e Posses, ‘‘é isso que nós parlamentares queremos, que façam o necessário’’, complementou. No entanto, quanto à limpeza e coleta de lixo, o vereador fez críticas em relação à Rua José Cláudio Mariano da Rocha, em Nova Viçosa, apresentando imagens que evidenciam que o local se encontra com grande acúmulo de lixo. Sobre isso, Gilberto afirmou já ter solicitado ‘’várias vezes’’ ao SAAE a retirada da lixeira que não consegue comportar os dejetos do local. Fechando sua fala, ainda questionou a tarifa da taxa de esgoto, que aumenta notoriamente no final do ano e sugeriu uma tabela fixa.
Em continuação, o Vereador Rogério Fontes (Tistu) (sem partido) corroborou com os colegas parlamentares e afirmou que ''está insustentável a falta de limpeza na cidade'' visto que, ‘'há lixo por todos os locais'’. Em relação aos servidores do SAAE, Rogério salientou que se faz necessária uma reforma administrativa na autarquia, criticando a situação dos trabalhadores “como um funcionário trabalha sendo que ele não tem direito de receber um salário mínimo?”, questionou Tistu, solicitando maior comprometimento e empatia por parte do SAAE com seus trabalhadores.
Na mesma linha, o Vereador Marcos Fialho (sem partido), em sua fala, lamentou a crítica situação atual do SAAE, destacando haver ''uma falta de planejamento e organização muito grande'’. Finalizando sua fala, o parlamentar ressaltou que mesmo sendo feitas cobranças toda semana, 'a rota de recolhimento de lixo está totalmente atrasada'.
Ainda dentro do tema, foram protocoladas as Indicações nºs 349 e 351/2023, de autoria da Vereadora Vanja Honorina (PSD), solicitando, respectivamente, o envio de respostas a respeito de indagações no que tange à atual política de cobrança da Taxa de Remoção de Resíduos Sólidos e que seja providenciado serviço de capina e limpeza dos 'matagais' localizados na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Santo Antônio, apresentando um vídeo que evidencia a situação do local ‘’a pessoa procura saúde, entra com um problema e pode sair com um maior, uma picada de cobra, contaminação por ratos’’, finalizou a parlamentar.
Em sua fala, também em busca de melhorias para o Município, o Vereador Cristiano Gonçalves (Moto Link) (Solidariedade), apresentou imagens da Rua José Rigueira Filho, no Bairro Bom Jesus, justificando a Indicação nº 363/2023, de sua autoria, que solicita a realização de capina no local.
Por fim, ainda dentro das indicações, o Vereador Robson Souza (Cidadania) também solicitou roçagem e limpeza na Avenida Sebastião da Silva Araújo, no Distrito São José do Triunfo, e no Trevo da BR-356, conhecido como ‘trevo da reciclagem’, por intermédio das Indicações nºs 353 e 354/2023, de sua autoria.
*texto da estagiária Larissa Fontes sob a supervisão de Mônica Bernardi