Audiência Pública Discute Apresentação do Parque do Cristo

por adm publicado 29/08/2023 12h08, última modificação 29/08/2023 12h08

Aconteceu na noite de segunda-feira (05 de junho), no Plenário da Câmara Municipal de Viçosa, a apresentação do projeto de revitalização do Parque do Cristo. O momento faz parte do programa da 1ª Semana do Meio Ambiente do Parque Natural Municipal do Cristo Redentor, que possui como um de seus objetivos dar visibilidade aos trabalhos que vêm sendo realizados pela equipe do ISAVIÇOSA (Instituto Socioambiental de Viçosa) na implementação do Plano de Manejo.

Estiveram presentes compondo a Mesa Diretora, juntamente ao Vereador Daniel Cabral (PCdoB), que presidiu os trabalhos, da esquerda para a direita, Davi Senna, engenheiro Florestal e membro do Programa de Recuperação de Áreas Degradadas e ações de Restauração Ecológicas do Parque; Felipe Valente, Promotor de Justiça da Comarca de Viçosa; Carolina Capanema, doutora em História Ambiental e coordenadora da Equipe de Educação Ambiental do Parque; Pedro Christo, coordenador da equipe de implementação do Plano de Manejo do Parque; e Isa Maria Dias Bastos, diretora do Meio Ambiente da Prefeitura de Viçosa. Ademais, os vereadores Jamille Gomes (PT), Marco Cardoso (Marcão Paraíso) (PSDB) e Marcos Fialho (sem partido) também participaram da apresentação.

“O Parque do Cristo é um sonho antigo de Viçosa e uma conexão com o meio ambiente”, destacou o Vereador Daniel. Além disso, o parlamentar reforçou a importância da apresentação do Parque para que a sociedade viçosense se sinta pertencente a esse processo.

Em contexto, o projeto do Parque do Cristo tem como objetivo oferecer um espaço único à população de Viçosa, dentro da área urbana, com uma estrutura completa de equipamentos para uso público e, ao mesmo tempo, com espaços de preservação – cumprindo a função de uma Unidade de Conservação, trazendo benefícios em relação à qualidade do ar, à fauna, à flora e à água, contribuindo na recuperação do lençol freático, e também oportunidades de lazer e bem-estar à população viçosense.

Dando início a discussão, o Promotor de Justiça, Felipe Valente reforçou os trabalhos do Ministério Público em parceria com o ISAVIÇOSA. Sobre isso, Felipe explicou que, em 2018, os valores referentes às indenizações ambientais não eram revestidos para o meio ambiente do Município, surgindo a necessidade de mudança. Desse modo, segundo Felipe, uma solução para que os valores ficassem na comarca da cidade foi a parceria com o ISAVIÇOSA, a qual contribuiu  para o planejamento e implementação do Parque a fim de melhorar o desenvolvimento local.

Na sequência, a Coordenadora da Equipe de Educação Ambiental do Parque, Carolina Capanema apresentou os objetivos, a história do Parque, as ações realizadas e andamentos, o fluxo financeiro, e sobre os canais de informação, comunicação e participações referentes ao Parque do Cristo. No momento, Carolina falou sobre desde o planejamento inicial do parque até os dias de hoje, enfatizando que está sendo realizado um programa de educação e interpretação ambiental, a fim de informar a população sobre o Parque do Cristo e sua área.

Em seguida, o engenheiro florestal e membro do Programa de Recuperação de Áreas Degradadas e ações de Restauração Ecológicas do Parque, Davi Senna, explicou sobre as ações e técnicas de recuperação ambiental. Sobre isso, Davi ressaltou que ‘a degradação da área é muito antiga e é por isso que é necessário ter calma para fazer a recuperação do local, visto que é importante que seja realizado um trabalho com consistência’.

“O trabalho é feito com o cuidado social e ambiental”, reforçou o coordenador da equipe de implementação do Plano de Manejo do Parque, Pedro Christo. Além disso, Pedro disse que ‘há muito trabalho a ser feito no Parque, com uma grande equipe capacitada e comprometida’. Ainda no assunto, o coordenador apresentou o fluxo financeiro do período de 2021 a março de 2023, destacando que ‘será feito uma prestação de contas a fim de se prezar pela transparência do projeto’.

Após isso, Carolina Capanema convidou todos os cidadãos viçosenses a participar das reuniões mensais do Conselho Consultivo do Parque, que acontece na última quarta-feira do mês (28 de junho), às 14 horas, no Auditório do IMAS (Instituto Municipal de Assistência aos Servidores). Ademais, Carolina destacou que para mais informações, é importante acompanhar as redes sociais do projeto e o site do Parque do Cristo: https://parquedocristovicosa.com.br/.

Na participação popular, os cidadãos parabenizaram a iniciativa do ISAVIÇOSA de ajudar o meio ambiente da cidade toda a apresentação realizada. Ademais, ainda no momento, o Professor Fabiano Melo da Universidade Federal de Viçosa (UFV), coordenador do Centro de Conservação dos Saguis da Serra propôs o desafio para que seja feito uma parceria com o Parque do Cristo a fim de reintroduzir a fauna no local.

Ao fim da Apresentação, o Vereador Daniel salientou que é necessário que ‘o Parque do Cristo entre na agenda do município para que não falte investimento e apoio no local’. Sobre isso, disse que ‘é necessário que os vereadores pressionem o Executivo para essa ação’.

Para mais informações sobre a Apresentação do Parque do Cristo, confira o vídeo completo no Youtube.