Audiência Pública discute casos de abandono de animais em Viçosa

por adm publicado 04/09/2023 08h08, última modificação 04/09/2023 08h08

Na noite de quarta-feira (28), aconteceu, no Plenário da Câmara de Viçosa, a Audiência Pública que teve como tema a questão dos casos de abandono de animais no Município, advindos de outras cidades, além de discutir sobre mudanças no Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião de Viçosa (CISMIV), visando atender castrações e demais atendimentos veterinários em tal consórcio. A sessão atendeu ao Requerimento nº 041/2023, de autoria da Vereadora Marly Coelho (PSC).

Estiveram presentes compondo a Mesa Diretora, juntamente a Vereadora Marly que presidiu os trabalhos, da esquerda para a direita, o Presidente da Câmara de São Miguel do Anta, Nilton César do Carmo; O Vereador da Câmara de Paula Cândido, Marcelo dos Santos Venancio; o Prefeito de Canaã, José Ivanir Miranda Duarte; O Presidente da Câmara de Pedra do Anta, Luciano de Carvalho Abranches e o Protetor de Animais, José Donizete. Os vereadores Daniel Cabral (PCdoB), vice-presidente da Casa Legislativa, Marcos Fialho (sem partido), e Rogério Fontes (Tistu) (sem partido), também marcaram presença. Ademais, o Presidente da Câmara de Paula Cândido, Revelino Lana, justificou sua ausência.

Ao iniciar a Audiência, a Vereadora Marly destacou seu descontentamento e indignação pois o convite para o debate foi feito para todos os prefeitos e representantes da microrregião de Viçosa, a fim de encontrar soluções consolidadas a nível regional, porém, muitos desses não foram, sem apresentar justificativa de ausência. Ainda em sua fala, a parlamentar reforçou que a discussão é de extrema urgência, sendo relevante para todos os municípios, visto que a região está sofrendo as consequências do abandono de animais, principalmente, por falta de políticas públicas.

Na sequência, o Prefeito de Canaã, José Ivanir Miranda Duarte, salientou que o tema é importante e que o problema também é comum em sua cidade. Ademais, José Ivanir disse que se tem a política de castração animal em Canaã, no entanto, apenas ela não está sendo suficiente para conter o alto índice de abandono.

“É necessário a conscientização e a educação da população, além da castração dos animais, que precisa ser contínua e acessível”, afirmou Marly após a fala do Prefeito de Canaã. Além disso, a vereadora completou que considera importante a criação do Consórcio Intermunicipal de Saúde Animal, uma vez que o abandono, muitas vezes, acontece porque o animal fica doente e o dono não possui condições para cuidá-lo. Ainda em sua fala, a vereadora reforçou a importância de investimentos para a política de direito e defesa do animal.

Em seguida, o Presidente da Câmara de Pedra do Anta, Luciano de Carvalho Abranches, agradeceu o convite e afirmou que a situação na cidade também não é diferente. Sobre isso, Luciano disse que os animais abandonados estão passando fome e sofrendo maus-tratos. Ao fim de sua fala, Luciano disse que é uma ‘valiosa audiência’ e que está pronto para entrar na luta de defesa dos animais.

Ademais, o Vereador da Câmara de Paula Cândido, Marcelo dos Santos Venancio e o o Presidente da Câmara de São Miguel do Anta, Nilton César do Carmo, concordaram, em suas falas, que o problema é grave e destacaram a importância da luta conjunta dos municípios.

Ainda no momento,o  Protetor de Animais, José Donizete, natural de Paula Cândido e atualmente morador de Viçosa, contou que no ano passado, foi realizada uma Audiência Pública em sua cidade natal para discutir a causa do abandono. Sobre isso, Donizete enfatizou que se teve encaminhamentos, incluindo a questão da castração, porém a cidade de Paula Cândido ainda carece de orientação. Além disso, disse que o animal abandonado é de responsabilidade de toda a população, levando em consideração que também se trata de saúde pública.

Em sequência, o Vereador Rogério salientou que a operação precisa ser conjunta para que seja amenizada a situação, e destacou o problema de acidentes frequentes de animais com motoboys. Concluindo sua fala, Tistu reforçou a necessidade da união dos poderes e as cidades vizinhas.

Os encaminhamentos da Audiência Pública foram a deliberação da convocação de uma reunião para tratar sobre o assunto, além do convite que a vereadora Marly fez para que as cidades vizinhas conhecessem o programa de castração de Viçosa. Ao fim do debate, a parlamentar destacou que é necessário ações imediatas, além de se pensar em soluções a médio-longo prazo, afinal, segundo Marly ‘é importante que todos tenham conscientização do problema de abandono dos animais’.

Importante ressaltar que, no dia 18 de maio, aconteceu no plenário da Casa Legislativa, a Audiência Pública que discutiu sobre o ataque de cães no município de Viçosa, o Centro de Zoonoses e políticas públicas apropriadas para a população de animais errantes, atendendo ao Requerimento nº 026/2023, de autoria da Vereadora Marly Coelho (PSC).

Para mais informações, confira a Audiência completa no nosso canal do Youtube.