Audiência Pública Discute Sobre os Atendimentos nos Hospitais de Viçosa

por adm publicado 29/08/2023 12h11, última modificação 29/08/2023 12h11

Na noite da última quinta-feira (01 de junho), aconteceu, no Plenário da Câmara de Viçosa, a Audiência Pública que discutiu sobre o atendimento nos hospitais São Sebastião (HSS) e São João Batista (HSJB), atendendo ao Requerimento nº 013/2023, de autoria do Vereador Gilberto Brandão (Avante).

Estiveram presentes compondo a Mesa Diretora, juntamente ao Vereador Gilberto que presidiu os trabalhos, da esquerda para a direita, o Presidente da Fundação Assistencial Viçosense (HSJB), Joaquim Andrade Neto; o Secretário Municipal de Saúde, Rainério Rodrigues Fontes; a Diretora Administrativa do Hospital São Sebastião, Idalmara Gandra; o Procurador-Chefe da Área de Saúde da Prefeitura de Viçosa, Lucas Soares Sathler; e a Assessora Especial da Área de Saúde da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Marisa Dibbern Lopes Correia.

Já a Mesa Central se compôs pelo Prefeito Municipal de Teixeiras, Nivaldo Botafogo (PC do B); o Superintendente Executivo do Hospital São João Batista, Renan Carvalhaes Araújo; a Gerente do Departamento de Redes de Atenção à Saúde (RAS), Dévola Pilar de Gouveia Almeida; e o Chefe do Departamento de Regulação, Controle e Auditoria, José Ailton da Rocha Filho.

Além disso, os vereadores João Januário (João Josino) (CIDADANIA), Marco Cardoso (Marcão Paraíso) (PSDB), Marcos Fialho (sem partido), Robson Souza (Cidadania), Rogério Fontes (Tistu) (sem partido) e Sérgio Marota (PL), presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social marcaram presença no debate.

Abrindo a discussão, o Vereador Gilberto ressaltou que 'o objetivo da Audiência Pública não é de apontar erros, mas sim uma tentativa de unir gestores da área da saúde com os poderes para que sejam encontradas soluções para o problema, que é frequentemente relatado pelos cidadãos, principalmente na Casa Legislativa'. Sobre a participação do prefeito de Teixeiras, o parlamentar salientou que 'é importante a presença e participação das cidades vizinhas, visto que, os moradores destas também procuram atendimento nos hospitais de Viçosa'.

Na sequência, o Secretário Municipal de Saúde, Rainério Rodrigues Fontes, relembrou que no dia 09 de março foi realizada uma Audiência Pública referente a discussão sobre a atenção primária do Município e destacou que são serviços diferentes dos que são oferecidos nos hospitais. Sobre isso, Rainério contextualizou que a saúde é tripartite, ou seja, o serviço é oferecido por meio do nível primário (constituído principalmente pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs)), secundário (composta pelos serviços especializados encontrados em hospitais e ambulatório) e terciário (atendimento de alta complexidade, sendo formado por hospitais de grande porte). Ademais, o Secretário mencionou que após o período da pandemia do covid-19, o serviço da saúde sofreu impactos econômicos, principalmente na atenção primária, o que ocasionou na sobrecarga dos hospitais.

“Hospital não é porta de entrada de serviço de saúde”, destacou a diretora do Hospital São Sebastião, Idalmara Gandra, ao afirmar que esse problema é frequente em Viçosa, haja visto que, segundo ela, ‘o ambiente hospitalar é o primeiro a ser recorrido quando um cidadão passa mal, ao invés de procurar uma UBS’. Ademais, Idalmara disse que o Hospital São Sebastião é o que mais recebe reclamações sobre atendimentos, mas que estão ‘sufocados’ com a alta demanda que não compete à instituição. Por fim, completou que há investimento e preparação para o serviço de urgência e emergência, mas que o hospital não possui condições de atender o que não é de sua competência.

Corroborando com a colega, o Superintendente Executivo do Hospital São João Batista, Renan Carvalhaes Araújo disse que ‘esse problema também é a realidade do Hospital’, visto que está sendo atendida mais demanda que seria responsabilidade da atenção primária, do que de urgência.

Em seguida, a Gerente do Departamento de Redes de Atenção à Saúde (RAS), Dévola Pilar de Gouveia Almeida salientou que o nível primário tem como objetivo a prevenção e promoção da saúde, sendo porta de entrada de todos os serviços da saúde no Município. Ainda no assunto, ressaltou que a equipe que trabalha nas UBS é multidisciplinar sendo composta por enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários e uma equipe médica de apoio. Ao fim de sua fala, Dévola disse que é necessário uma reeducação com a população para que seja resgatado a essência da atenção primária.

Na participação popular, a moradora do Bairro Santo Antônio, Rosangela, relatou que percebe falta de gerenciamento e organização nas Unidades Básicas de Saúde, e é por esse motivo que, segundo ela, os hospitais acabam sendo lotados. Ainda em sua fala, Rosangela relatou que é comum a falta de médicos nos dois postos de saúde de seu bairro e que, muitas vezes, a ficha de atendimento acaba e os moradores recorrem aos hospitais.

Os encaminhamentos da Audiência Pública foram a solicitação de uma mesa redonda com os médicos, sugerida pelo Vereador Sérgio Marota, que evidenciou o quanto é importante a união dos hospitais de Viçosa, a reeducação com a população em relação a tripartite da saúde, por meio de cartazes e palestras sobre o assunto, além disso, a criação de uma Comissão para que seja colocado em prática o que foi discutido.