Escola do Legislativo apresenta Etapa Municipal do PJ
‘’A Plenária Municipal foi uma experiência inovadora e muito edificante para mim como pessoa e como cidadã’’, destacou a aluna do Coluni (Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa), Geovanna Aparecida Santos Pio, durante a reunião Ordinária da terça-feira (27), na apresentação da Escola do Legislativo Professor Sebastião Lopes de Carvalho da Câmara de Viçosa sobre a Etapa Municipal do Projeto Parlamento Jovem (PJ).
Em contexto, o PJ é um projeto para voltado para os jovens do Ensino Médio do Município, de iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), e da PUC Minas, em parceria com diversas câmaras mineiras. O projeto é uma oportunidade para alunos conhecerem melhor as ferramentas e os instrumentos do Poder Legislativo Municipal e Estadual, realizando debates, reuniões e dinâmicas acerca dos temas de relevância social definidos por eles a cada ano. Em 2023, o tema escolhido foi 'Jovem e o Mercado de Trabalho', eleito por 190 votos durante a Etapa Estadual, na ALMG, por votação dos estudantes que realizaram o projeto em 2022. Além disso, há três subtemas: 'Desenvolvimento Econômico'; 'Escolaridade'; e 'Vulnerabilidade Social'.
No município de Viçosa, o PJ em 2023 foi dividido em três centros de educação: Coluni, Esedrat (Escola Estadual Dr° Raimundo Alves Torres) e na Escola do Legislativo. Apesar de estarem em turmas diferentes, todos os alunos se encontram na Plenária para discutir os projetos de lei que são propostos. Assim, a Plenária Municipal deste ano, realizada no dia 21 de junho, contou com a participação de todos os alunos do PJ e dos coordenadores da Escola do Legislativo para discutir as 19 propostas de leis criadas pelos jovens, relacionadas ao tema “Jovem e o Mercado de Trabalho”. Ao final, 10 foram aprovadas e serão entregues de forma oficial para o Presidente da Câmara de Viçosa, Vereador Rafael Cassimiro (Filho do Zeca do Bar) (PSDB), e demais parlamentares em uma cerimônia especial, assim como a entrega de certificados.
Ainda durante a apresentação na reunião Ordinária, a aluna Geovanna reforçou em sua fala a importância do acesso dos jovens ao Poder Legislativo, por intermédio do PJ, para contribuir no processo de inserção dos mesmos na sociedade e em sua formação política e profissional.
Na sequência, a Vereadora Marly Coelho (PSC), coordenadora técnica da Escola do Legislativo, destacou sua gratificação em participar do momento ‘’ficamos impressionados com a qualidade em que os jovens debateram sobre os temas, com tanta propriedade’’, reforçou, esperançosa de que o País será cada vez mais bem representado. Por fim, a parlamentar comentou sobre a relevância da inserção de mulheres e jovens na política ‘’é necessário que as casas legislativas tenham ampla diversidade para que a gente contemple as demandas de toda a sociedade’’, finalizou.
Finalizando a explanação, o Vereador Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT), coordenador geral da Escola do Legislativo prestou sua satisfação pelo trabalho realizado pelos alunos, afirmando que ‘’o protagonismo é da juventude, eles ocuparam os espaços dos vereadores’’. Além disso, o parlamentar agradeceu à toda equipe da Escola pelo trabalho empenhado e convidou os demais colegas vereadores para marcarem presença na Etapa Regional, que acontecerá no dia 04 de agosto, no município de Ubá, ressaltando a importância da participação dos mesmos para incentivar os jovens na política.
*texto da estagiária Ana Clara Marques sob supervisão de Mônica Bernardi