Falta de pediatra no HSS volta a ser tema de Representação ao MP

por adm publicado 29/08/2023 11h27, última modificação 29/08/2023 11h27

Novamente o Vereador Marco Cardoso (Marcão Paraíso) (PSDB) usou seu tempo regimental, durante a reunião Ordinária da terça-feira (13), para prestar sua indignação quanto aos hospitais do Município, justificando a Representação nº 014/2023, de sua autoria, encaminhada ao Ministério Público (MP) para que se proceda a fiscalização das irregularidades recorrentes na prestação do serviço público de saúde no Hospital São Sebastião (HSS). 

Durante sua fala, Marcão informou que recebeu diversas reclamações acerca do atendimento dos hospitais no feriado de Corpus Christi (08 de junho). ‘’Quando falta pediatra, o clínico geral tem que atender os adultos e as crianças, isso vai acarretando em um tempo de espera que, quando chega a noite, tem diversos pacientes acumulados sem atendimento, passando mal’’, lamentou o parlamentar. 

Em contexto, o documento informa a ocorrência de negligência administrativa a prestação de serviço público de saúde no HSS, visto que, o Vereador Marcão verificou, pelas denúncias dos usuários e visitas às dependências do hospital, a ausência de médicos especializados em pediatria na maior parte do tempo. A partir disso, o parlamentar atesta que no dia 10 de junho (sábado), não havia nenhum médico pediatra atendendo no hospital, ‘’situação grave que sobrecarregou o sistema de saúde e inviabilizou o atendimento à população, gerando filas de espera com crianças e responsáveis aguardando horas por atendimento’’. Ainda nas informações do documento, Marcão torna público o caso de uma criança que, na mesma data, com sinais de debilidade de saúde, aguardou cerca de 06 horas no HSS, sendo atendida por um clínico geral, devido à ausência de pediatras. 

Assim, o Vereador Marcão solicita que o MP proceda com as medidas judiciais e administrativas cabíveis para sanar as irregularidades identificadas, em regime de urgência, devido ao risco de grave dano à saúde e à integridade física dos usuários do sistema público de saúde, além de garantir que a população tenha seu direito de acesso à saúde. 

Vale destacar que, na semana passada o parlamentar protocolou a Representação nº 013/2023, com o mesmo tema, atestando que no dia 04 de junho não havia nenhum médico pediatra atendendo no Hospital.

 

*texto da estagiária Ana Clara Marques sob supervisão de Mônica Bernardi