Vereador aprova moções de Congratulação ao Departamento de Educação Infantil e Coral da UFV

por adm publicado 01/09/2023 11h26, última modificação 01/09/2023 11h26

Durante o Pequeno Expediente da reunião Ordinária da terça-feira (27), foram lidas e aprovadas as moções de Congratulação nº 011/2023, pela criação do Departamento de Educação Infantil, vinculado ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal de Viçosa (UFV); e nº 12/2023, pelos 45 anos de existência do Coral da UFV, ambas de autoria do Vereador Marcos Fialho (sem partido).

Em contexto, na justificativa da Moção nº 011/2023, o parlamentar esclarece que o conselho universitário do Departamento de Educação Infantil, após 06 meses de tramitação nas diferentes instâncias colegiadas da UFV, aprovou por unanimidade a criação do Departamento de Educação Infantil, reconhecendo, assim, o trabalho de 44 anos de atendimento à educação infantil na UFV e os 20 anos do curso de licenciatura em educação Infantil. ‘’Essa importante conquista representa um marco na valorização e no desenvolvimento da educação infantil na UFV, demonstrando compromisso da instituição em fortalecer e aprimorar a formação de profissionais qualificados nessa área tão fundamental para o desenvolvimento das crianças’’, afirma o Vereador Marcos.

Além disso, a presente moção também parabeniza a Professora Maria de Lourdes Mattos Barreto pela promoção a chefe do Departamento de Educação Infantil, reforçando que sua dedicação ao longo dos anos foram fundamentais para a consolidação do departamento e do avanço desta área educacional. Por fim, o documento também reconhece todos os profissionais envolvidos que contribuíram para tal consolidação e que se empenham em promover uma educação de qualidade para as crianças.

Coral da UFV

‘’É com imensa satisfação que manifestamos nossos votos de congratulação ao Coral da UFV pelos seus 45 anos de existência’’, destaca o Vereador Marcos Fialho, na Moção nº 012/2023, reforçando que, desde 1978, o Coral tem sido uma expressão artística e cultural de grande relevância na instituição.

Vinculado à Divisão de Assuntos Culturais da Pró-reitoria de Extensão e Cultura, o Coral é formado por alunos da UFV e, ao longo de sua trajetória, vem marcando presença em diversos encontros e festivais apresentando sua performance. Desde 2012 o Coral é conduzido pelo maestro Ciro Tabet e, ao longo dos anos, vem inovando suas apresentações, incorporando shows temáticos que encantam o público através dos títulos como ‘’Coral Canta Beatles’’, ‘’Canta Jobim, "O Tom da Bossa’’ e ‘’Conversa de Botequim’’, que exalam a criatividade e versatilidade do grupo.

Na justificativa do documento, Marcos Fialho destaca que uma das participações mais marcantes ocorreu em 1984, no Projeto Aquarius da Orquestra Sinfônica Brasileira, realizado em Viçosa, sob regência do Maestro Alceo Bocchino. Além disso, o parlamentar salienta que a UFV tem sido representada com maestria pelo grupo nos encontros internacionais de corais no município de Cabo Frio, Rio de Janeiro.

‘’É com orgulho que reconhecemos o Coral da UFV como um importante patrimônio histórico cultural da instituição e da comunidade de Viçosa. Sua contribuição para a música e para a difusão cultural é inegável, promovendo o enriquecimento artístico e o fortalecimento do espírito universitário’’, finaliza o autor da moção.

*texto da estagiária Ana Clara Marques sob supervisão de Mônica Bernardi