Vereador faz Representação ao MP sobre prestação de serviço no Hospital São Sebastião
Durante o Grande Expediente da reunião Ordinária da terça-feira (06), o Vereador Marco Cardoso (Marcão Paraíso) (PSDB) falou sobre a Representação nº 013/2023, de sua autoria, aprovada pelos colegas parlamentares que denuncia ao Ministério Público (MP) a negligência administrativa na prestação do serviço público de saúde no Hospital São Sebastião (HSS).
No documento, o vereador salienta que foi verificado, pelas denúncias dos usuários e visitas às dependências do HSS, a ausência de médicos especializados em pediatria na maior parte do tempo, sendo atestado que no dia 04 de junho (domingo), não havia nenhum médico pediatra atendendo no Hospital, situação grave que sobrecarregou o sistema de saúde e inviabilizou o atendimento à população, gerando filas de espera com crianças e responsáveis aguardando por atendimento por diversas horas. Ademais, destacou que são frequentes, no município de Viçosa, reclamações de falhas na prestação de serviço público de saúde pelo Hospital São Sebastião. Dessa forma, o Vereador Marcão requereu que se proceda a fiscalização destas irregularidades graves e recorrentes e que sejam tomadas as medidas judiciais e administrativas cabíveis, em regime de urgência, com o objetivo de atender aos interesses da população da cidade, de forma que tenham seus direitos de acesso à saúde plenamente realizados.
Ainda sobre o assunto na Ordinária, o parlamentar reforçou que ‘a falta de médicos na cidade vai continuar’, comparando que um médico plantonista da cidade de Ponte Nova recebe um salário superior do que em Viçosa, o que gera desinteresse dos profissionais em trabalhar no Município. Além disso, Marcão disse que se reunirá com o Secretário Municipal de Saúde, Rainério Rodrigues Fontes, para verificar a possibilidade da contribuição de algum recurso para melhorar o pagamento dos médicos por parte da Prefeitura de Viçosa.
Importante ressaltar que na quinta-feira (01 de junho), aconteceu, no Plenário da Câmara de Viçosa, a Audiência Pública que discutiu sobre o atendimento nos hospitais São Sebastião e São João Batista (HSJB), atendendo ao Requerimento nº 013/2023, de autoria do Vereador Gilberto Brandão (Avante) e contou com a presença de representantes dos hospitais do Município e do Executivo. Sobre isso, o Vereador Gilberto reforçou, no dia, que a Audiência Pública 'tinha o objetivo de tentar unir gestores da área da saúde com os poderes para que fossem encontradas soluções para o problema', que é frequentemente citado na fala dos demais parlamentares sobre a precariedade do serviço no Município.
*texto da estagiária Larissa Fontes sob a supervisão de Mônica Bernardi