Saúde retorna a pauta na Tribuna Livre e na fala dos Vereadores
Mais uma vez, as questões relacionadas a Saúde no Município estiveram em pauta na Tribuna Livre e no debate entre os parlamentares durante a reunião Ordinária da terça-feira (11), a última do semestre.
Dando início ao tema, no uso da Tribuna Livre, Silvio de Moura Freitas falou sobre a 17° Conferência Nacional da Saúde e relembrou de conferências anteriores, como a oitava, que foi marco histórico para a implantação do SUS (Sistema Único de Saúde). Durante sua fala, o cidadão afirmou ter ficado emocionado com a Conferência que ‘’foi um espaço de convivência super importante’’, citou que os participantes portadores de deficiência ‘’deram show de cidadania’’ e ainda questionou sobre a falta de espaços inclusivos no Município. Ademais, Silvio também trouxe o serviço de transporte público como parte indispensável na inclusão, principalmente em relação ao acesso à saúde.
O Vereador Edenilson Oliveira (PSD) também retomou o tema da saúde e elogiou o trabalho da Secretaria Municipal de Saúde, em especial do Secretário de Saúde de Viçosa, Rainério Fontes, por seu trabalho no Município. Além disso, o parlamentar falou sobre a infraestrutura da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Distrito de Cachoeira de Santa Cruz, que estava com infiltrações e vem sendo reformada. Ademais, comentou a fala de outra participante da tribuna, Creuza Silveira, representante do Projeto Parlamento do Idoso, desenvolvido pela Escola do Legislativo da Câmara de Viçosa, ao reforçar a importância do parlamento para enfrentar os desafios da infraestrutura da saúde do município. Ainda dentro do tema da saúde, Edenilson destacou que ‘’a população precisa continuar acompanhando e a Câmara precisa continuar debatendo a deliberação do Estado de mudar a pactuação do serviço oncológico de Muriaé para a cidade de Ponte Nova’’, salientando a importância dos tratamentos oncológicos no Hospital Cristiano Varella e falou sobre a necessidade do alocamento dos pacientes de Viçosa e da microrregião, principalmente com os novos diagnósticos, que causaram uma maior demanda na cidade.
O parlamentar fez também um agradecimento especial ao Grego (PMN), deputado estadual, e ao Misael Varella (Democrata), que vêm lutando para que a população viçosense volte a ser recebida no hospital do câncer de Muriaé.
Já o Vereador Gilberto Brandão (AVANTE), trouxe um vídeo feito por cidadãos em um hospital do Município para ilustrar a situação da saúde. As imagens retrataram a lotação do hospital e a indignação dos cidadãos pela demora no atendimento. Posteriormente, o parlamentar apresentou imagens da vistoria na UBS Nova Viçosa/Posses, que foi reformada, afirmando que este é ‘’um momento precioso’’. Além de agradecer ao Prefeito Raimundo Nonato (PSD) por disponibilizar os recursos para a melhoria, o parlamentar recomendou uma maior qualificação do quadro de profissionais na unidade de saúde para melhorar e ampliar o atendimento da população.
Em sequência, o Vereador Marco Cardoso (Marcão Paraíso) (PSDB), falou a respeito da reunião realizada com o Secretário Rainério, há alguns meses, que teve como pauta a ampliação dos horários de atendimento nos PSFs (Programas de Saúde da Família) e argumentou que o acúmulo de pacientes nos hospitais ocorre, principalmente, por conta dos postos de saúde finalizarem os atendimentos às 17h. Com isso, Marcão agradeceu o empenho do secretário e comemorou a conquista de um horário de atendimento mais amplo, de 07h da manhã às 21h, na região do Bom Jesus, e afirmou que as mudanças serão implementadas ainda nesta semana.
Nessa mesma linha, o Vereador Rafael Cassimiro (Filho do Zeca do Bar) (PSDB), presidente da Casa Legislativa, também parabenizou Rainério pela abertura do PSF no Bairro de Fátima, que já era um pedido antigo dos moradores, visto que eles vinham sendo atendidos nos bairros Bom Jesus e Santa Clara. Com isso, Rafael afirmou que a contratação dos funcionários já está em andamento, e justificou que a demora pode ocorrer por conta da vigilância.
Ainda sobre saúde, o Vereador Sérgio Moreira (PL), presidente da Comissão de Saúde da Câmara, retomou a pauta da 17° Conferência Nacional de Saúde, que ocorreu entre os dias 02 e 05 de julho, e trouxe também dados do 'Previne Brasil', programa indicador do Ministério da Saúde. A partir disso, o parlamentar afirmou que ainda faltam muitas melhorias na saúde do Município, mas destacou que muito já foi feito pela Secretaria. Com os dados, apresentou que no ranking estadual, Viçosa alcançou 87% de atendimentos nos PSFs, um crescimento que ele considerou significativo, visto que no ano anterior, os dados apontaram 72% de atendimentos. Além disso, relembrou sua pauta da semana anterior sobre as filas do SUS, e afirmou que em breve os procedimentos eletivos de consultas e exames especializados serão implementados, e também a disponibilização de cirurgias. Ademais, parabenizou as obras nos PSFs de Nova Viçosa, Cachoeirinha e Barrinha, destacando novamente o trabalho da Secretaria de Saúde de Viçosa.
Na sequência, o Vereador Daniel Cabral (PCdoB), vice-presidente da Casa Legislativa, falou sobre a importância da criação de políticas públicas que sejam voltadas para a saúde mental no Município. Com isso, relembrou a verba de R$ 149 mil reais, que foi destinada ao CAPSi (Centros de Atenção Psicossocial) de Viçosa, e destacou a urgência de implementar esse investimento. O parlamentar trouxe ainda o projeto que tem o objetivo de estruturar o CAPSi, que também é uma pauta da Vereadora Jamille Gomes (PT), e afirmou que, mais uma vez, vem enfrentando diversos problemas em relação ao projeto. Por fim, Daniel disse que já identificaram algumas falhas e que pretende retomar a pauta em sessões futuras a fim de corrigir os problemas de piso salarial dos servidores da saúde e melhorar a saúde mental da população como um todo.
Fechando o debate, o Vereador João Januário (João de Josino) (CIDADANIA), destacou a importância da reestruturação do PSF do 'Cantinho do Céu', Bairro Santo Antônio, afirmando que 'a nova faxineira já iniciou os trabalhos, e reforçou a necessidade de fiscalização para apurar os danos presentes na unidade'. Além disso, o parlamentar agradeceu o Secretário Rainério e comemorou o recebimento de um carro exclusivo para o Centro Estadual de Atenção Especializada e outro totalmente equipado para o carregamento de vacinas dentro do Município.
*texto de Luara Miranda sob a supervisão de Mônica Bernardi