Obras e SAAE voltam a ser pauta na reunião Ordinária

por adm publicado 28/08/2023 14h20, última modificação 28/08/2023 16h26

Ainda durante a reunião Ordinária da terça-feira (22), os temas de obras, manutenção de ruas, iminência das chuvas e o serviço prestado pelo SAAE (Serviço autônomo de Água e Esgoto) da cidade de Viçosa voltou a ser pauta nas falas dos parlamentares.

Inicialmente, na leitura das proposições, o Vereador Rogério Fontes (Tistu) (sem partido) trouxe diversas indicações solicitando manutenção de ruas e bairros da cidade, entre elas a Indicação nº 745/2023, que solicita a manutenção e asfaltamento da Rua do Pintinho, no Bairro Bela Vista. Durante sua fala, afirmou que ‘’é uma rua completamente abandonada. Basicamente, é o caminho ali do SAAE e há tempos estão buscando melhorias, mas nada disso está sendo feito naquele bairro’’. Além disso, ao apresentar imagens do Calçadão, o parlamentar solicitou intervenção e manutenção na fiação dos postes. ‘’Nós temos um projeto, inclusive, de minha autoria, que foi votado (aprovado) nesta Casa por unanimidade. É mais um projeto de Viçosa que não está cumprido’’, destacou e afirmou que as fiações soltas causam risco à vida dos cidadãos que circulam pela área. 

Em seguida, a Vereadora Jamille Gomes (PT) apresentou a Indicação n° 754/2023, que pede a conclusão das obras na Rua São José. A parlamentar afirmou que o asfaltamento foi realizado mesmo sem a rede pluvial, e que isso vem causando problemas em ruas adjacentes ‘’as canaletas que foram construídas na lateral fazem com que a água da chuva desça com uma intensidade muito grande e vá para a Gomes Barbosa, inclusive arrancando os paralelepípedos que tem ali’’. Com isso, justificou que a Indicação veio, principalmente, porque os responsáveis pela obra cortaram uma parte do passeio e isso vem dificultando o acesso dos moradores às suas próprias casas. ‘’Tem um cadeirante na rua que não tem conseguido acessar a própria casa por causa dos degraus. E o que eles colocam é que a Prefeitura pediu para esperar’’, e ainda explicou que os moradores têm feito rampas  por conta própria para tentar atenuar o problema da rua’’. Jamille explicou que se reuniu com o secretário de Obras e, por não receber um prazo para a manutenção da rua, decidiu trazer a Indicação como forma de pressionar os órgãos responsáveis a agilizarem o processo das obras na rua. ‘’Como é que a gente asfalta uma rua daquelas, um morro daqueles, sem captação de rede pluvial, gente?”, perguntou ao fim da sua fala. Ainda nesse momento, o Vereador João Januário (João de Josino) (CIDADANIA), líder do prefeito na Câmara, afirmou que ‘’faltou fiscalização até da Caixa Econômica’’, e explicou que, ainda na gestão passada, a obra já apresentava erros e deveria ter sido descontinuada.

Ainda sobre as obras no Município, o Vereador Cristiano Gonçalves (Moto Link) (Solidariedade), também solicitou reparos em diferentes ruas. Com fotos, apresentou a situação da Rua Erly Dias, na Barrinha. ‘’Mais uma vez os moradores estão cobrando não apenas um reparo, porque o reparo que está sendo feito ali está sendo passageiro’’, afirmou. O parlamentar destacou que 'a realização de paliativos não é suficiente para solucionar a situação da rua, mas que é necessário realizar o asfaltamento para evitar o aparecimento de novos buracos e facilitar o acesso de moradores, principalmente cadeirantes'. Além disso, falou sobre a situação da Rua Capitão Arnaldo, no Bairro Betânia, que não tem asfaltamento e necessita de manutenção para facilitar a mobilidade dos cidadãos. 

Durante a Palavra Livre, o Vereador Marco Cardoso (Marcão Paraíso) (PSDB) trouxe a situação das estradas rurais. ‘’Essa semana teve uma chuva e muitas crianças ficaram sem ir à aula, e muitos moradores, principalmente de regiões de zonas rurais, sem poder voltar para casa de transporte coletivo’’, afirmou, e completou ‘’teremos muita dor de cabeça em relação a isso’’. Ainda em sua fala, o parlamentar alertou que a chegada das chuvas trará muitos problemas nas zonas rurais e que os moradores estão, constantemente, cobrando por manutenção ‘’está ficando cansativo falar sobre isso toda semana e ter poucas melhorias’’. Por fim, Marcão voltou a retomar sobre a Rua Marly Azevedo, que vem sendo reformada, e agradeceu a compreensão dos moradores em relação aos transtornos causados pela chuva ocorrida durante as obras. "Essa semana a empresa já voltou à obra e espero que em pelo menos 30 ou 40 dias a manutenção da Marly Azevedo seja finalizada. Porque a chuva vem aí e causa muito transtorno’, finalizou. 

O Vereador Marcos Fialho (sem partido) deu destaque à uma visita prestada, juntamente com o Prefeito Raimundo Nonato (PSD), ao morador José Fausto Sant’ana, da Rua Jequeri, que ajudou a encabeçar a solicitação de substituição da pavimentação de sua rua, no Bairro João Braz. A Indicação n° 663/2023 foi apresentada na Câmara há um mês e, com isso, o parlamentar agradeceu ao prefeito pela obra que será realizada. ‘’Eu sou apenas um instrumento somatório no processo Legislativo. Eu sei que, lá atrás, vereadores da legislatura passada também fizeram as mesmas reivindicações. Acho que hoje, fizemos um trabalho somatório aqui. E espero que, de fato, a rua seja realizada, que sejam concluídos os trabalhos como o prefeito hoje pôde garantir’’, afirmou, e completou ‘’é extremamente importante. A rua não tem condições de garantir locomoção de pessoas com deficiência física, principalmente os cadeirantes que estão na rua’’. Por fim, ressaltou a importância de 'ter esse olhar de atenção para todas as ruas da cidade, a fim de garantir maior acessibilidade aos moradores'. 

Ainda dentro do tema, o Vereador Robson Souza (CIDADANIA) falou sobre a reunião realizada com representantes da Escola Municipal Getúlio Dornelles Vargas, juntamente com o Prefeito Raimundo. Segundo ele, foram discutidas questões relacionadas à estrutura da Escola ‘’hoje, a escolinha se encontra com uma fila de espera de mais de vinte alunos’’. E salientou que, logo após a reunião, eles já entraram em contato com o GEOPLAM (Geoprocessamento, Planejamento e Meio Ambiente) para discutir sobre a possibilidade de uma obra para aumentar a estrutura da instituição e disse que ‘’tem a intenção do prefeito de ser construído uma nova estrutura na comunidade’’. Em seguida, Robson retomou a Tribuna Livre da semana anterior, onde o cidadão Francisco Lino trouxe a notícia de que havia sido instalada energia na Rua Joaquim Andrade, no Santa Clara ‘’e hoje eu pude estar presente lá com os representantes do SAAE’’. Além disso, completou agradecendo aos servidores e ao novo Diretor-Presidente da autarquia, Eduardo Brustolini, que 'está trabalhando na manutenção da rua'. O vereador ainda usou o exemplo de Francisco Lino que, tem usado a água da chuva para construir sua casa para reforçar a necessidade de obras no local "a situação é bem complicada. E ele (Francisco), falou que fica com vergonha quando acaba a água, porque para fazer comida ou tomar um banho, ele tem que pedir para os vizinhos’’, afirmou o parlamentar. 

Também sobre a Educação, o Vereador Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT), trouxe imagens da Escola Anita Chequer para destacar as condições precárias da estrutura ‘’nós precisamos reconstruir de forma sólida, a nossa Rede Municipal de Educação’’, afirmou. Além disso, destacou que já visitou as novas instalações e que, em breve, a inauguração será anunciada. 

Já sobre a Avenida Quinquim Fontes, o Vereador Rogério fez um desabafo "...completamente abandonada, caindo aos pedaços. Rua (avenida) que eu fui em janeiro de 2021, onde surgia um pequeno rachado, e hoje está praticamente indo embora’’. O parlamentar cobrou obras de prevenção e manutenção, 'não de reconstrução'. ‘’Porque quando a rua chega a cair é porque o trabalho não foi feito corretamente’’, afirmou e retomou, novamente, a importância das obras emergenciais da cidade. Além disso, reafirmou a fala de colegas que trouxeram a iminência do período de chuvas no Município ‘’mais uma vez, todas as obras que foram cobradas no ano passado, vai acontecer tudo novamente. E quem vai pagar por isso? 'Cadê' a empatia do Poder Executivo’’, questionou. Por fim, voltou a destacar a necessidade dos órgãos responsáveis se empenharam em concluir as obras emergenciais para que os cidadãos possam ser devidamente atendidos. 

Ainda durante a Ordinária, o Vereador Sérgio apresentou imagens da visita realizada ao município de Porto Firme. Na ocasião, o Governador Romeu Zema (Novo) esteve na cidade e o parlamentar, juntamente com o Prefeito Raimundo, pautaram sobre a construção da UBS (Unidade Básica de Saúde) da parte alta do Bairro Amoras ‘’ a indicação foi feita no início do nosso mandato. A gente mandou emendas impositivas para a construção daquela UBS, e o Zema deu a confirmação. O projeto já está aguardando habilitação, vou trazer aqui na semana que vem’’, afirmou e explicou que a primeira fase do projeto já está pronto. Por fim, ressaltou que 'tem a intenção de realizar um evento para comemorar o término das obras na Rua Benevenuto Saraiva'. 

Por fim, durante sua fala, o Vereador João de Josino disse que visitou as regiões de Paulo Cândido, Macena, Maringá, Pedreira e Condé e agradeceu ao secretário de Obras e ao Senador Rodrigo Pacheco (PSC) pela manutenção de cascalho na Zona Rural. Além disso, destacou que outras regiões, como Varginha e Bragança, receberão manutenção em breve. 

SAAE

Em sua fala, a Vereadora Vanja Honorina (PSD) trouxe a situação da Rua José da Cruz Reis, no Centro, rua da Policlínica, e onde comerciantes e moradores vêm depositando lixo fora do horário da coleta do SAAE. ‘’O lixo começa a ser colocado logo no início da manhã. E hoje, por curiosidade, estive lá em dois horários diferentes e já tinha lixo, sendo que a coleta ocorre às 18 horas’’, afirmou. Além disso, destacou que existe sinalização avisando sobre a proibição do despejo de lixo fora do horário da coleta e, ainda apresentando imagens do local, apontou que o problema acaba sendo intensificado por catadores de lixo ‘’ele vai ali, abre as sacolas, seleciona o material que foi depositado no lixo e deixa outros materiais, que vão caindo, pelo chão, aberto. E prejudica ainda mais a passagem dos pedestres’’. Ainda nesse segmento, Vanja disse que o acúmulo de sacos de lixo na frente da Policlínica tem atraído animais, como ratos, para a unidade de Saúde ‘’o acúmulo de lixo traz esses animais peçonhentos para dentro da Policlínica. E ali eles passeiam pelas salas de vacinação, passeiam pelos materiais que serão manuseados’’. A partir disso, afirmou que o SAAE notificou, neste mês de agosto, os moradores e comerciantes da rua a fim de reafirmar a importância de depositar o lixo apenas no horário próximo à coleta. ‘’Eu estive ali no horário de 11h da manhã, e já tinham vários sacos de lixo depositados’’. A partir disso, com o objetivo de auxiliar na fiscalização e, consequentemente, atenuar o problema, a vereadora trouxe a Indicação n° 755/2023, que solicita a instalação de câmeras de vigilância no local.

Sobre o tema da troca de diretoria do SAAE, o Vereador Sérgio Marota (PL) disse, em sua fala, que ‘’tem feito alguns pedidos, e a gente nota o atendimento mais rápido’’. Em seguida, cumprimentou os funcionários da autarquia e agradeceu pelo serviço que vem sendo prestado no Município. 

Ainda em relação à autarquia, o Vereador Daniel Cabral (PCdoB) disse que esteve com o atual diretor-presidente do SAAE ‘’o que a gente vê é que, de fato, a autarquia vive seu pior momento. E se não fizermos nada, algo muito sério vai acontecer em vários segmentos’’, afirmou. Com isso, convidou o Prefeito Raimundo para a criação de um 'Comitê de Crise' para cuidar das questões do SAAE. Como justificativa, Daniel pautou a necessidade de tratar, com urgência, os resíduos sólidos, para que 'Viçosa não precise mandar os resíduos para fora da cidade'. Além disso, trouxe também a urgência de finalizar as obras da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) da Barrinha e da limpeza urbana do Município. Por fim, além de criticar a atual gestão, colocou seu mandato à disposição para articular e sanar esses problemas.

*texto da estagiária Luara Miranda sob supervisão de Mônica Bernardi