Trânsito é pauta de discussão em reunião Ordinária
A mobilidade urbana e o transporte coletivo foram temas amplamente discutidos pelos parlamentares na reunião Ordinária da terça-feira (29), que protocolaram indicações a respeito do tema. Além disso, a implementação do serviço de transporte de passageiros por motocicletas voltou a ser pauta de discussão na Tribuna Livre.
‘’Quem anda de carro, de moto, ou é pedestre no município de Viçosa sabe o quão caótico é o trânsito daqui, porque não tem uma mobilidade urbana efetiva, já que o plano de mobilidade da cidade não foi aplicado’’, afirmou a Vereadora Jamille Gomes (PT), dando início à sua fala. Na sequência, a parlamentar enfatizou que, pelo não funcionamento da mobilidade no Município, as pessoas ficam estressadas no trânsito e acabam ‘’não dando seta, não respeitando a preferência, não olhando a sinalização de trânsito, e quem está dirigindo fica desnorteado’’. Ademais, Jamille também abordou sobre a importância de que o transporte público esteja em pleno funcionamento pois ‘’as pessoas não escolhem ir de ônibus para o trabalho, para faculdade, e o transporte público daqui não funciona, não passa no horário’’, disse. ‘’Temos que cobrar a aplicação do plano de mobilidade, o funcionamento efetivo do transporte público e também a educação no trânsito’’, finalizou a vereadora, pontuando soluções para a problemática.
Corroborando com a colega vereadora, o Vereador Rogério Fontes (Tistu) (sem partido) falou sobre a Lei nº 2.823/2020, que estabelece o Plano de Mobilidade Urbana do município de Viçosa ‘’no qual estabelece 01 ano para curto prazo, 05 anos para médio e 15 anos para resolver a questão da mobilidade urbana na nossa cidade’’, afirmou Tistu, completando que sua preocupação se deve ao fato de ‘’nada ter sido feito até hoje, principalmente para os que mais precisam’’, disse. Ainda em sua fala, o parlamentar comunicou sobre a Audiência Pública, com data ainda a definir, solicitada por intermédio do Requerimento nº 037/2023, de sua autoria, que será realizada para discutir e buscar soluções para os problemas relacionados ao trânsito em Viçosa, com o objetivo de tratar sobre questões específicas como estacionamento, semáforos, estacionamento rotativo, vagas para autistas e motoboys.
Ainda dentro do tema da mobilidade urbana, foram protocoladas as Indicações n°s 773 e 775/2023 de autoria do Vereador Gilberto Brandão (Avante), que solicita ao Executivo, respectivamente, intervenção junto a DIRETRAN (Diretoria de Trânsito), para que seja implantada uma placa de trânsito que permita o estacionamento de no máximo 10 minutos em frente à clínica que fica na Avenida Santa Rita; e a implantação de uma rotatória no encontro das ruas Agenor Pires Dantas e José Cláudio Mariano da Rocha, no Bairro Nova Viçosa. Na mesma linha, o Vereador Marco Cardoso (Marcão Paraíso) (PSDB), fez a Indicação nº 778/2023, que solicita ao Diretor de Trânsito, Reinaldo de Faria, que considere, junto ao órgão competente, a possibilidade de proibir o estacionamento de carros em pelo menos um lado da Rua Anita Chequer, no Bairro Fuad Chequer.
TRANSPORTE DE PASSAGEIROS POR MOTOCICLETAS
No uso da Tribuna Livre, espaço reservado à participação popular, Jomar Vieira, representante da classe de motoboys no Município, retomou o Projeto de Lei nº 029/2023, de autoria do Vereador Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT), que trata sobre a implementação do serviço de transporte de passageiros por motocicletas.
‘’Estamos debatendo esse projeto desde o começo do ano. Nós, motoboys, acreditamos que é uma pauta interessante não só para nossa classe, mas para a sociedade tendo em vista que Viçosa é uma das únicas cidades de médio porte da região que não tem essa prestação de serviço. Acreditamos também que pode ser um serviço que vá ajudar na fluidez do trânsito da cidade’’, justificou Jomar. Por fim, ele também salientou que se coloca a disposição de todos os parlamentares para possíveis esclarecimentos, tendo em vista o pedido de Sobrestamento do projeto na reunião do dia 08 de agosto, pelo Vereador Edenilson Oliveira (PSD).
Finalizando o tema, o Vereador Bartomélio usou seu tempo regimental para convidar todos os colegas parlamentares para a reunião a respeito do projeto, que acontecerá no dia 11 de setembro, às 19 horas, na Prefeitura de Viçosa, que contará com a categoria de motoboys, com o Poder Executivo e Legislativo, para que todos os pontos sejam discutidos e todas as dúvidas levantadas sejam sanadas. ‘’Viçosa precisa abrir o leque de transportes, e é por isso que estamos construindo esta luta, com a base e apoio dos motoboys’’, disse Bartô.