Vereadores voltam a fazer críticas ao Poder Executivo
A reunião Ordinária da terça-feira (12), foi marcada, novamente, por críticas à atuação do Poder Executivo no município de Viçosa. Durante a reunião, diversos vereadores usaram a Palavra Livre, para colocar em evidência os problemas e apelos da população viçosense, abordando questões como o piso salarial da enfermagem, a gestão dos resíduos sólidos e a infraestrutura do Município.
Abrindo o uso da Palavra Livre, o Vereador Marco Evangelista (Marcão Paraíso) (PSDB) falou sobre o repasse do piso salarial para os técnicos de enfermagem, informando que os parlamentares têm sido procurados constantemente pela classe. ‘’Hoje em ligação para o Secretário de Saúde, Rainério Fontes, ele me garantiu que este projeto vem aqui para Câmara na semana que vem para estar sendo votado, e na próxima semana vai estar fazendo o pagamento desses técnicos de enfermagem’’, comunicou Marcão, destacando, ainda, que o retroativo será pago aos profissionais, de acordo com Rainério.
Na mesma linha, o Vereador Rogério Fontes (Tistu) (sem partido), também fez cobranças sobre o tema, salientando que esse é um apelo antigo feito pela Casa Legislativa. “Cobro aqui, mais uma vez, que o Executivo olhe para a questão dos técnicos de enfermagem, estamos sendo cobrados, se o dinheiro está na conta, não tem motivo para não pagar”, afirmou.
‘’Até então tem um prazo de 30 dias para fazer o repasse para a classe dos profissionais de enfermagem do Município. Já se encontra no caixa da Prefeitura o valor de R$ 2.694.000,00, o que está faltando agora para passar esse valor para os profissionais?’’, questionou o Vereador Cristiano Gonçalves (Moto Link) (Solidariedade), solicitando ao Executivo que dê atenção à classe e traga respostas aos questionamentos. Além disso, o parlamentar também trouxe à pauta que técnicos de enfermagem recebem salário apenas de auxiliares, fazendo um apelo ao Executivo "peço que o prefeito (Raimundo Nonato, PSD), através de um projeto de Lei ou de um decreto, que mude essa nomenclatura para que esse profissional da saúde tenha direito ao piso salarial da enfermagem também’’, finalizou.
Ainda sobre a situação da saúde, o Vereador Daniel Cabral (PCdoB), vice-Presidente da Casa Legislativa, convocou o prefeito, para prestar esclarecimentos a respeito das crises enfrentadas, tanto nos hospitais, quanto em relação às estradas rurais e a educação. “Estamos diante de várias crises no município de Viçosa [...]'', lamentou o vereador.
RESÍDUOS SÓLIDOS E INFRAESTRUTURA
Outro tópico recorrente na Ordinária, foi a situação da regulamentação no descarte de resíduos sólidos e a necessidade da construção e regulamentação de um aterro sanitário para o Município. O Vereador Marcos Fialho (sem partido), falou sobre a necessidade de um plano de ação para que se possa lidar com o problema. Em sua fala, o parlamentar afirmou que, em nota emitida pela SUPRAM (Superintendências Regionais de Meio Ambiente) no dia 05 de setembro de 2023, o atual aterro tem 30 dias para parar de receber o lixo, tornando urgente uma solução para esta situação.
Em resposta ao colega, a Vereadora Jamille Gomes (PT) salientou que ‘’estamos estudando formas de fazer a revisão do Plano de Saneamento Básico, mas tudo isso está sendo construído dentro do Fórum Municipal Lixo e Cidadania’’. Em contexto, o Fórum acontece toda última sexta-feira de cada mês, a partir de 09h, no plenário da Câmara Municipal de Viçosa e é aberto ao público, com o intuito de debater políticas públicas e soluções para os temas que englobam os resíduos sólidos no Município, incluindo as Associações de Catadores, ACAT e ACAMARE.
Sobre a infraestrutura do Município, a Vereadora Vanja Honorina (PSD) afirmou ser ‘’inegável a necessidade da manutenção dos bicicletários’’, apresentando fotos que expõe bicicletas amarradas em postes, árvores e bancos, pela ausência de um local adequado para estacioná-las, afirmando, ainda, que isso atrapalha também a passagem e travessia de pedestres. Como referência a ser seguida, a parlamentar apresentou imagens dos bicicletários da Universidade Federal de Viçosa (UFV), solicitando ao Executivo que siga o exemplo e ‘’reserve um espaço para os ciclistas da cidade’’.
*texto de Maria Alice sob a supervisão de Mônica Bernardi