Comissão da Câmara dos Deputados irá realizar visita técnica aos hospitais de Viçosa
Na reunião Ordinária da terça-feira (19), o Vereador Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT) e a Vereadora Jamille Gomes (PT), apresentaram informações sobre o encontro realizado com a Deputada Federal Ana Pimentel (PT), que faz parte da Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados.
Durante o uso da Palavra Livre, Bartô afirmou que o município de Viçosa contará com a presença dos deputados federais “para fazer uma visita técnica, através da Deputada Federal Ana Pimentel”. Ainda em sua fala, o parlamentar disse que o atual Secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Helvécio Miranda, solicitou todas as informações dos hospitais São João Batista (HSJB) e São Sebastião (HSS) e que as demandas, já foram encaminhadas para o Secretário de Saúde de Viçosa, Rainério Rodrigues Fontes. Essa ação é importante “para que o Ministério da Saúde possa fazer todo o processo de socorro aos nossos hospitais”, disse o Bartô. Para finalizar, o vereador saudou o Presidente Lula (PT) e o Deputado Federal Padre João (PT) pelo envio da emenda de R$ 350.000,00 para o município de Viçosa.
Em seguida, a Vereadora Jamille Gomes (PT) disse que, juntamente com o colega Bartô, foi tentada a possibilidade de aquisição de insumos e recursos para o Município, no encontro com o Secretário Helvécio Miranda e a Deputada Ana Pimentel. Jamille afirmou que os hospitais precisam levantar dados, à pedido do Ministério da Saúde. “A gente sabe que um dos gargalos é que a gente não sabe a real situação financeira dos hospitais”. A parlamentar completou dizendo que foi feito “o possível para que fosse colocado na agenda do Ministério da Saúde a pauta dos hospitais de Viçosa”. Associado à busca de soluções, Jamille aprovou, durante a Ordinária, o Requerimento nº 063/2023, a fim de que seja realizada uma audiência pública sobre “Federalizar ou não os hospitais em Viçosa?”, ainda sem data definida.
OPERAÇÃO
Na manhã da quinta-feira (21), a operação Ressonância II, que busca apurar desvios de dinheiro em desfavor do Hospital São João Batista realizou mandados de busca e apreensão nos setores contábeis da fundação. De acordo com o Promotor de Justiça, Breno Costa da Silva Coelho, coordenador do Gaeco Zona da Mata, há indícios de que houve participação de funcionários e ex-funcionários do HSJB em desvios que estão sendo investigados, inclusive com a manipulação do sistema de controle financeiro e contábil da fundação.
*texto do estagiário Oscar Berg sob a supervisão de Mônica Bernardi