Prefeito Raimundo comparece à convocação feita por parlamentar

por adm publicado 04/10/2023 11h50, última modificação 04/10/2023 14h52

Na reunião ordinária da terça-feira (03), o Prefeito Raimundo Nonato (PSD) e o Secretário de Agropecuária e Desenvolvimento Rural, Geraldo Deusdediti, ex-vereador, compareceram ao plenário da Câmara, após terem sido convocados pelo Requerimento nº 060/2023, de autoria do Vice-Presidente da Casa, Vereador Daniel Cabral (PCdoB), protocolado no dia 12 de Setembro. “Com base na Lei Orgânica Municipal art. 26, inciso XI e no Regimento Interno art. 307 e seguintes, requer, que seja convocados o Prefeito Municipal, senhor Raimundo Nonato Cardoso e o Secretário Municipal de Agropecuária e Desenvolvimento Rural para comparecerem perante esta Casa, em data e horário a serem definidos posteriormente”, disse Daniel. Em contexto, o parlamentar solicitou a convocação do prefeito e do secretário, para debaterem acerca da falta de manutenção e cuidados adequados com as estradas rurais. Caso o prefeito não comparecesse diante da convocação, a punição prevista seria a perda de mandato, de acordo com o Decreto-Lei nº 201/1967.

No início da Ordinária, foi feita a leitura da correspondência encaminhada à Câmara pelo Prefeito Raimundo, justificando que a Lei Orgânica do Município de Viçosa vai de encontro à Constituição Federal e a Constituição Estadual. “É inconstitucional o dispositivo da Lei Orgânica do Município de Juiz de Fora que caracteriza como crime de responsabilidade injustificada ausência à convocação da Câmara, para prestar informações, de agentes públicos subordinados ao Prefeito”. Apesar disso, logo após ser realizada a leitura da correspondência, o Vereador João Januário (João de Josino) (Cidadania), líder do prefeito, salientou que Raimundo estaria presente na Casa Legislativa, às 20h30.

No período do Grande Expediente, o Vereador Daniel, que presidiu os trabalhos, apresentou um vídeo mostrando as dificuldades enfrentadas pelos moradores nas áreas rurais do Município. “Não é o Vereador Daniel que está dizendo, são as pessoas que vivem nas comunidades rurais, (...) e por isso nós os convocamos aqui hoje, justamente para explicar e trazer explicações para a população de Viçosa”, disse Daniel.

Em sua participação, o secretário de Agropecuária e Desenvolvimento Rural, realizou uma apresentação de obras e ações que a Secretaria tem desenvolvido na zona rural da cidade. No final de sua fala, Geraldo salientou a necessidade da busca por Emendas Parlamentares para aquisição de novos produtos.

Durante sua fala, o Vereador Marco Cardoso (Marcão Paraíso) (PSDB), fez um questionamento ao Secretário Geraldo “o senhor fez um trabalho no Palmital há 15 dias atrás. Se o senhor for lá hoje, os carros estão atolando, como no vídeo que o Daniel mostrou agora a pouco. E aí? Nós estamos jogando dinheiro público fora”, perguntou o parlamentar. Em resposta, o prefeito manifestou “como que você vai morar em uma roça, e não vai ter barro? (...) Mande seu deputado asfaltar toda a cidade e toda zona rural e aí está resolvido o problema”, disse Raimundo. Já o Secretário Geraldo, disse que as estradas rurais mostradas “são justamente as regiões que ainda não foram cascalhadas”.

O Vereador Rogério Fontes (Tistu) (sem partido), deu início ao seu momento de fala cobrando o não encaminhamento da solicitação que havia sido feita pelo parlamentar “o cronograma de execução de obras nas estradas rurais, ainda não fomos respondidos em relação a isso. (...) As áreas que estão sendo cascalhadas são somente as que os ônibus passam, mas e as outras? Não tem que ter o mesmo cuidado?”, disse Tistu. O vereador ainda salientou que “Viçosa não possui maquinário para atender todas as demandas das estradas rurais, por que não terceirizar?”. Em resposta, Geraldo alegou que o trabalho já é terceirizado “esse serviço terceirizado, nós esbarramos muitas vezes, porque ele quer receber: vai me pagar hoje? Então, fica essa dificuldade. Eles falam: vou tirar meu caminhão de circulação, a partir de amanhã o caminhão não vai”, disse o secretário.

A Vereadora Vanja Honorina (PSD), salientou sobre as vistorias realizadas e disse “sempre existe uma sobra de material, sabe Raimundo?! E esse material por lá fica. Então, talvez contribua para que o dinheiro acabe quando seja necessário adquirir um novo material”. E, também, direcionou sua fala ao secretário “qual foi sua lógica para escolher aquelas localidades para patrolamento e cascalhamento desse planejamento?", questionou Vanja.

Dando início a sua fala, o Vereador Marcos Fialho (sem partido), afirmou torcer muito pela administração do Prefeito Raimundo “admiro sua história de vida e superação, o senhor foi prefeito durante três mandatos (...) Se a Prefeitura não vai bem, reflete para nós aqui. Se todos os trabalhos que são colocados à Prefeitura e não são executados de uma maneira que a população fique satisfeita, isso impacta em nós”. O parlamentar também disse ter “mais de 80 indicações só de estradas rurais, muitas não atendidas”. Marcos finalizou ressaltando que o principal erro do prefeito “foi colocar o próprio filho à frente dos trabalhos, e falo isso, com todo respeito ao seu trabalho, Geraldo”, e fez um questionamento ao prefeito e ao secretário “qual o investimento programado para ser feito no final deste ano e no final do ano que vem?”.

Você pode acompanhar o debate completo acerca do assunto no nosso canal do YouTube.

*texto do estagiário Oscar Berg sob a supervisão de Mônica Bernardi