Vereador presta homenagem à cidadã por serviços realizados em prol do Esporte
Na reunião Ordinária da terça-feira (05), foi entregue placa alusiva à Maria do Carmo Barbosa, pelos relevantes serviços prestados a comunidade, especialmente na área do esporte, em cumprimento ao Requerimento nº 085/2023, de autoria do Vereador Rogério Fontes (Tistu) (sem partido). “Me sinto lisonjeado de estar podendo fazer essa homenagem. Quando eu perguntei para alguns amigos se ela tinha sido homenageada nesta Casa, fiquei surpreso de não ter acontecido ainda. É uma mulher que vivencia completamente o meio esportivo de nossa cidade, uma das pioneiras no Município”, disse Tistu, em justificativa à homenagem.
Em contexto, Maria do Carmo, foi integrante da diretoria da equipe do Primeiro de Maio Futebol Clube, e sempre esteve presente na vida dos jovens jogadores, ajudando-os com o que fosse necessário, até mesmo com lanche antes dos jogos. Segundo Tistu, ela não somente apoiou o esporte na cidade, sendo uma das pouquíssimas mulheres na área, como também, mudou o destino da vida de diversos jovens. “Maria do Carmo tirou vários jovens, igual a mim, que poderia estar trilhando ali, o caminho das drogas”, alegou o parlamentar.
Ainda em sua fala, o vereador salientou que a equipe do Primeiro de Maio Futebol Clube, teve seu estádio comprometido na pandemia, ficando em péssimas condições. Em contexto, o Clube foi fundado em 1978, em Viçosa, e segundo o vereador, na década de 90, alguns jogadores tiveram a oportunidade de realizar testes em clubes de futebol da Série A do Campeonato Brasileiro. “Tivemos o prazer de ingressar com dois jogadores, um foi o Eric, que foi para o Cruzeiro, tivemos o Rosemiro, e diversos outros jogadores naquela época que tiveram a chance de fazer teste em times profissionais, isso tudo só pôde acontecer com a sua ajuda. Aquele famoso pão com molho, que você nos dava antes dos jogos, naquelas famosas viagens que fazíamos".
Ao longo de sua justificativa, o vereador também citou outras pessoas que foram importantes nesse âmbito esportivo da cidade. “Para não ser injusto com ninguém, vou falar também, da mudança que ocorreu de 1997 para 1998, queria mandar um grande abraço para o Marcelo Cueca, após isso, o nosso time migrou para o Primeiro de Maio, com jovens talentos, que naquele momento foram abraçados pela Maria do Carmo, uma das únicas mulheres que fazia parte daquela diretoria. Mencionar também o falecido Zico, Jacaré, nosso saudoso Joaquim Preto, Maria Preta, e todos os demais que talvez eu não vou estar lembrando nesse exato momento”, disse.
Em seu momento de fala, Maria do Carmo discorreu sobre a importância do esporte nas comunidades. “Termos crianças que ao invés de ir para lugares errados, estão indo para o nosso futebol, é muito bom isso. Agradeço a todos e para as autoridades de Viçosa, que não deixe de incentivar, porque a melhor coisa para o ser humano inicia-se com o esporte. Afinal de contas, o primeiro chute acontece dentro da barriga da mãe. Então, o esporte tem que estar em primeiro lugar”, explicou a homenageada.
*texto do estagiário Oscar Berg sob a supervisão de Mônica Bernardi