Vereadora presta homenagem ao Cônego José Geraldo Vidigal
Durante a reunião Ordinária da terça-feira (19), a Vereadora Vanja Honorina (PSD), por intermédio da Moção de Congratulação nº 033/2023, de sua autoria, prestou homenagem em razão do aniversário de 90 anos de idade do Cônego José Geraldo Vidigal de Carvalho, figura histórica da cidade de Viçosa.
“É conhecido carinhosamente como Cônego Vidigal, seja pela sua disciplina, pelo seu envolvimento com os jovens e sua vida também como professor. Sua casa é mantida na Praça do Rosário, como patrimônio histórico, sempre bem decorada nas festividades de Corpus Christi e na festa de Santa Rita de Cássia (...) Enfim, são 90 anos de idade, 67 anos de sacerdócio e mais de 40 anos dedicados à juventude viçosense. O Cônego Vidigal é uma presença histórica em Viçosa, por décadas exerceu atividades sociais voltadas ao direcionamento de centenas de jovens para conscientização cristã nas inúmeras jornadas por jovens que seguem seu direcionamento espiritual”, disse Vanja, em sua justificativa.
Cônego Vidigal, estudou nos Seminários Menores de Mariana nos anos de 1945 e 1946 e no Seminário do Coração Eucarístico em Belo Horizonte, no período de 1947 a 1950. Preside, diariamente, a Santa Missa desde sua ordenação sacerdotal, ou seja, há mais de 60 anos celebrando a Santa Missa. Contabilizando, foram mais de 21.900 missas celebradas nos 60 anos de ministério sacerdotal.
Ainda sobre o homenageado, realiza direção espiritual dos grupos da Paróquia Santa Rita de Cássia: 'Adolescentes Seguidores de Cristo', fundado no dia 16/03/1985; 'Jovens Seguidores de Cristo', fundado em 09/05/1981; 'Movimento Seguidores de Cristo', fundado no ano de 2018 como grupo e no dia 02/11/2021 como movimento; e ainda de diversos outros grupos de jovens da Paróquia desde 1969, salientando o GJV (Grupo Jovem de Viçosa), o GGJ (Grupo de Gente Jovem), o JUC (Jovens Unidos a Cristo) e o AUC (Adolescentes Unidos a Cristo).
Além disso, Cônego Vidigal também foi professor por mais de 40 anos no Seminário de Mariana, professor na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), e também, professor de História e Filosofia na Escola Estadual “Effie Rolfs”, em Viçosa, nos anos de 1991 a 2000.
“Estive presente para fazer o convite ao Cônego, com um colega, Itair, professor na Universidade Federal de Viçosa. Pude estar em alguns momentos com o Cônego, e fiquei encantada com ele, pela lucidez, pela finesse no tratamento (...) Sei que hoje, ele não pôde estar presente, porque ele está com um pouco de dificuldade de locomoção, e também é o horário que ele reza Missa, dentro da sua própria casa, onde tem um espaço próprio para receber as pessoas. É uma honra e alegria poder homenagear o Cônego Vidigal, pessoa ilustre e de maior respeito na nossa cidade. Entre tantos títulos conferidos a ele, ainda não havia um do Legislativo, que hoje tenho alegria e honra de poder fazê-lo”, alegou a vereadora.
Representando o homenageado, Itair de Oliveira Araújo agradeceu e disse não se considerar merecedor dessa representação. “Não me considero merecedor dessa representação, mas faço com muita gratificação e carinho pela figura do Sr. Cônego, e por todo o acompanhamento que ele me deu, enquanto diretor espiritual do Grupo de Jovens, a qual eu e minha esposa fizemos parte por mais de 05 anos. O Cônego celebrou meu casamento, e é uma figura importante enquanto um avô afetivo para os meus filhos. E vejo que isso não é só comigo, hoje, os jovens de viçosa, tem um apoio nos grupos que foram fundados pelo Cônego”. Por fim, Itair salientou que é impossível pensar em Viçosa e não pensar em lembrar do homenageado, e que em breve, juntamente com a Vereadora Vanja, irá entregar a homenagem pessoalmente.
*texto do estagiário Oscar Berg sob a supervisão Mônica Bernardi