Vereadora presta homenagem à ITCP da UFV

por adm publicado 13/12/2023 11h25, última modificação 13/12/2023 16h03

“Essa homenagem à Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP-UFV) é de reconhecimento ao trabalho de transformação social que eles vem fazendo não só em Viçosa, mas em várias cidades da região, ultrapassando barreiras”, destacou a Vereadora Jamille Gomes (PT), durante a reunião Ordinária da terça-feira (12), na justificativa da homenagem que atende ao Requerimento nº 082/23, de sua autoria. 

Em contexto, a ITCP-UFV é um  programa  de  extensão  universitária  que desenvolve ações direcionadas ao fortalecimento e fomento de empreendimentos econômicos organizados a partir dos princípios da Economia Popular Solidária. Em uma perspectiva participativa, as ações da Incubadora centram-se no âmbito da mobilização, articulação e acompanhamento de grupos populares a partir dos princípios da Economia Popular Solidária, contribuindo para a geração de trabalho e renda, participação política e emancipação social e econômica, visando a construção de novos valores referentes às relações de trabalho centradas nas práticas de empreendimentos econômicos solidários.

Ainda em sua fala, Jamille parabenizou o trabalho do ITCP com as Associações de Catadores “em um processo de empoderamento daquelas mulheres enquanto catadoras, enquanto pessoas que transformam a nossa sociedade, que implicam na nossa rotina e que mudam o curso de muitos resíduos que iriam para o aterro sanitário”. Concluindo, a parlamentar desejou que o programa “tenha muito incentivo e recurso para continuar contribuindo para sociedade, para a gente pensar em relações diferentes daquelas que o capitalismo nos impõe, com princípios de solidariedade, de responsabilidade social e de vínculos afetivos. Agradeço sobre o quanto vocês me ensinam sobre como a gente pode construir um mundo diferente daqui para frente”, finalizou Jamille. 


LH0A4954.JPG


A entrega da placa foi feita à Bianca Lima, coordenadora do programa, que usou seu tempo de fala para contextualizar sobre o ITCP. “As incubadoras de cooperativas populares fazem um trabalho parecido com as incubadoras de empresas ou de bases tecnológicas, com o diferencial que a gente trabalha com grupos populares e coletivos”. Segundo Bianca, o propósito é, a partir das diferentes áreas estudadas nas universidades, oferecer conhecimentos para esta população inserida na desigualdade social e que precisa de apoio para conseguir trabalho e renda. “Então nós nascemos com o princípio do cooperativismo popular, e trabalhamos a partir da tecnologia social, que faz uma extensão em diálogo com as pessoas a partir do que aprendemos da educação popular”, reforçou a coordenadora.   

Ao final, todos os membros da equipe ITCP-UFV ocuparam lugar de destaque no Plenário da Casa Legislativa para receber a placa. 

*texto da estagiária Ana Clara Marques sob a supervisão de Mônica Bernardi