Reunião Ordinária é marcada por manifestações sobre o desaparecimento de Luizinho

por adm publicado 28/02/2024 12h15, última modificação 28/02/2024 13h51

A reunião Ordinária da terça-feira (27), foi marcada por manifestações a respeito do desaparecimento do adolescente de 15 anos, Luiz Gustavo Silva de Jesus, o Luizinho. O jovem está desaparecido desde o dia 13 de fevereiro, quando saiu de sua casa, e não voltou mais.

Durante o uso da Tribuna Livre, a Professora Júnia Marise, representando um grupo de apoio montado com o intuito de amparar a mãe de Luizinho, Daiana Aparecida da Silva, detalhou os processos realizados pela mãe do jovem e a demora das autoridades a tomarem as devidas providências. “Quando se fala de direito, de que qualquer pessoa em caso de desaparecimento ela deve ser procurada, deve ser encontrada, a família deve ter explicações, (..) todos nós temos o mesmo direito independente de raça e ou qualquer outra situação de classe social. Então, relatados aqui os fatos eu venho informar; existem protocolos legais nos casos de desaparecimento, esse protocolo legal inclusive, mudado recentemente, prevê que o registro de desaparecimento pode ser feito em 24 horas, em 24 horas é também obrigado as autoridades competentes a instaurar um inquérito e imediatamente proceder como prioridades as investigações. Fato é que apenas uma semana depois o inquérito foi aberto, uma semana depois essa mãe foi ouvida, e eu me lembro dela dizendo ‘Por que que só agora com as autoridades é que eu pude ser ouvida? A minha dor não importa?".

Após a fala de Júnia a mãe de Luizinho também utilizou a tribuna para apelar pela ajuda das autoridades sobre o caso. Muito emocionada, Daiana reiterou sobre não ter sido atendida dentro do tempo necessário “será que é porque meu filho é da periferia, será que é porque meu filho é negro, qual é o motivo? (..) como que pode né? A nossa sociedade, Viçosa ser pequena assim e a gente ter que esperar, ou implorar para procura do meu filho, e eu peço que as autoridades me deem uma resposta, que procurem, ajude nas divulgações”, pediu Daiana.

Como iniciativa pela buscas de respostas, o Vereador Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT), apresentou, e teve aprovada, na reunião, a Representação nº 04/2024 que informa a Procuradoria de Justiça Criminal da Comarca de Viçosa sobre a situação do desaparecimento de Luiz, em documento, o parlamentar afirma que a Representação se tornou necessária tanto para que se possa trazer solução para o caso, quanto para trazer uma sensação de segurança para a sociedade.

Ainda sobre o caso de Luiz Gustavo, o Vereador Robson Souza (Cidadania), declarou que em rápida reunião com a Comissão de Direitos Humanos, na qual ele é o presidente, foi tomada a decisão de solicitar um Requerimento pedindo por respostas sobre o desaparecimento de Luizinho “para que se dê informações o mais rápido possível a família”, declarou o parlamentar.

Os vereadores Jamille Gomes (PT), Marcos Fialho (sem partido), Rogerio Fontes (Tistu) (sem partido) e Vanja Honorina (PSD), também prestaram seu apoio ao caso durante a Palavra Livre.

*texto da estagiária Alice Sarmento sob a supervisão de Mônica Bernardi