Antena de Telefonia Móvel no Paraíso é tema de Audiência Pública

por adm publicado 06/03/2024 13h25, última modificação 07/03/2024 11h45

Aconteceu na segunda-feira (04), a Audiência Pública, realizada na Câmara de Viçosa, que reuniu representantes da operadora Claro, da Prefeitura de Viçosa, e do Poder Legislativo, para debater a instalação de uma antena na região do Paraíso. O Requerimento nº 08/2024 que pede a audiência, é de autoria do Vereador Marco Cardoso (Marcão Paraíso) (PSDB).

Além de Marcão, estiveram presentes na mesa diretora dos trabalhos, a Diretora de Meio Ambiente da Prefeitura de Viçosa, Isa Maria Dias Bastos Peixoto; a Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Rita Rodrigues; a Assistente de Licenciamento da Zopone Engenharia, Luiza de Souza Barbosa; e o Vereador Marcos Fialho (sem partido).

Vale destacar que a audiência se faz necessária já que, segundo a Diretora de Meio Ambiente, Isa Maria Dias, as legislações municipais vigentes estabelecem que a distância mínima de uma edificação ou qualquer construção para a antena, deve ser definida em audiência pública, justificando à comunidade as condições de uma antena e os motivos da instalação.

Em contexto, uma antena Rádio Base é um ponto onde se coloca as antenas que se comunicam por ondas eletromagnéticas com a central de controle da operadora em questão e com os usuários de telefonia móvel, trazendo o sinal  que utilizamos nos aparelhos celulares. 

Em relação às ondas eletromagnéticas, um dos pontos levantados pela Assistente de Licenciamento, Luiza de Souza, é sobre a existência de algum risco que a radiação emitida pela antena gera a saúde da população local, Luiza afirmou que a frequência é muito baixa, e se assemelha a de rádio e televisão.                                                         

Rita Rodrigues, secretária de Desenvolvimento, também falou um pouco sobre o assunto. “A ANATEL ( Agência Nacional de Telecomunicações), regulamenta as atividades das operadoras e elas são obrigadas de tempos em tempos a enviar relatórios radiométricos que fazem o acompanhamento se a frequência está dentro dos limites tanto da ANATEL quanto da OMS (Organização Mundial da Saúde). A antena será instalada a uma distância de 5 km em linha reta do centro de Viçosa.

“Esse ponto de antena hoje é muito importante na comunidade do Paraíso, é uma comunidade que inclusive está bem populosa e não tem sinal de internet. Como secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, estamos em uma cidade que a nossa APL é inovação, biotecnologia e tecnologia, então imagina um bairro que fica a 5 km de Viçosa e não tem internet”, destacou Rita, ainda em sua fala.

Corroborando com a fala do colega Marcão, o Vereador Marcos Fialho reforçou a necessidade do sinal de telefonia na região. “Essa antena na comunidade realmente vai fazer a diferença, está todo mundo ansioso por essa antena, o pessoal tem me cobrado, me perguntado. Ficamos muito felizes por estar aqui hoje, mais uma etapa vencida e espero ai que nesses próximos dias agora, no máximo os próximos meses nós tenhamos essa antena instalada que vai fazer a diferença no Paraíso”.

O projeto de instalação da antena no Paraíso, é uma iniciativa do programa estadual “Alô, Minas!”, em parceria com as prefeituras, que busca trazer maior conectividade aos municípios do interior de Minas Gerais.

*texto da estagiária Alice Sarmento sob a supervisão de Mônica Bernardi