Vereadores pedem esclarecimentos a Cemig sobre falhas na rede elétrica

por adm publicado 06/03/2024 15h05, última modificação 06/03/2024 20h24

A reunião Ordinária da terça-feira (05) contou com a presença de representantes da Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG) para esclarecimentos aos vereadores a respeito dos picos e falta de energia constantes no município de Viçosa. O convite atendeu ao Requerimento nº 001/2024, de autoria do Vereador Marco Cardoso (Marcão Paraíso) (PSDB) e trouxe à reunião o Coordenador do Poder Público Municipal, Riwardeny Talin; a Agente de Relacionamento com o Poder Público, Simone Barbosa; o Supervisor de Operação e Manutenção, Alan de Oliveira; e o Supervisor de Expansão, Bruno Barbosa.

Em sua justificativa a respeito do convite, o Vereador Marco mencionou que tem recebido muitas reclamações sobre a questão energética da cidade nos últimos meses e que gostaria de compreender por qual motivo estão acontecendo tantos picos de energia, enfatizando como isso tem sido mais recorrente na área periférica e na zona rural da cidade. Além disso, ele também reforçou questionamentos sobre quais dimensões desses problemas são de responsabilidade do Município e quais são de responsabilidade da CEMIG.

Dando início à sua fala, Riwardeny Nunes contextualizou sobre as duas subestações de energia que alimentam o Município, denominadas Viçosa 1 e Viçosa 2, e destacou como a existência de mais de uma subestação é positiva para a cidade. Trazendo imagens demonstrativas das redes atendidas por cada uma das subestações, ele afirmou que a subestação Viçosa 2 hoje conta com mais de 15 mil clientes atendidos, o que equivale a mais de ⅓ de cargas transferidas.

Em sua explicação, ele contou que a expectativa é de que, nos próximos 90 dias a Companhia consiga concluir uma obra que fará uma interligação definitiva entre essas duas subestações, de forma que seja possível transferir as cargas entre as duas de maneira constante. “É o que a gente sempre busca no sistema elétrico: a contingência e a redundância. Se a gente não conseguir alimentar pela subestação Viçosa 1, a gente pode transferir para a Viçosa 2 e, de alguma forma, suprir o Município de energia sem que haja uma interrupção mais longa”, afirmou.

Tratando-se das interrupções da energia elétrica, Riwardeny trouxe um histórico de ocorrências na cidade no período de 01/08/2023 a 28/02/2024, mostrando que foram registradas 06 ocorrências de curta duração e apenas uma que se estendeu por horas, em decorrência de fenômenos naturais. “São temporais, (...) chuvas com fortes ventos, que realmente sujeitam e estressam a rede elétrica de tal forma que fica difícil atender”. Além disso, ele reforçou que a todo momento os cabos estão sujeitos à interferência de algum fator externo, e que o trabalho da CEMIG é deixar o sistema elétrico mais robusto, buscar maneiras de isolar e resolver as falhas para que menos clientes lidem com interrupções.

O Coordenador declarou também que é importante que os clientes reclamem diretamente com a CEMIG para que a Companhia consiga mapear as ocorrências e resolver os problemas diretamente nas instalações. “Muitas vezes a gente percebe que os clientes reclamam com os vereadores, mas não reclamaram na CEMIG ainda. Então a gente precisa daquele CPF, daquele Número de Instalação, para localizar onde esse cliente está, qual equipamento está atuando, qual tipo de proteção ele tem lá, até conseguirmos identificar o que está acontecendo com aquela instalação especificamente”.

Se tratando novamente da ocorrência de maior tempo de interrupção de energia, feita no dia 03/02/2024, Riwardeny apresentou imagens de diferentes árvores de grande porte que caíram nas redes elétricas e citou que estão encaminhando para a Prefeitura um Convênio de Podas, para que o conflito com o sistema elétrico seja evitado. Nesse momento, respondendo um dos questionamentos feitos anteriormente pelo Vereador Marco, ele destacou que a responsabilidade pela poda das árvores na área urbana é do Município, uma vez que a CEMIG tem permissão para realizar apenas pequenas podas, e que o ideal é que as árvores nunca alcancem as redes, para evitar grande parte das falhas na energia.

Durante o momento de questionamentos, o Vereador Rogério Fontes (Tistú) (sem partido) reforçou a pergunta feita anteriormente por Marcão Paraíso sobre o motivo da energia ser retomada mais rapidamente nas áreas centrais da cidade. Em resposta, Riwardeny afirmou que, na maioria dos casos, a falta de energia no Centro é mais simples pela ramificação e maior facilidade para transferir de um circuito para o outro, enquanto os circuitos rurais são extensos. Além disso, como já havia sido abordado, ele destacou que essas áreas estão mais sujeitas a interferências externas e que costumam ser de difícil acesso.

Por fim, Marco Cardoso declarou que a expectativa é de que os vereadores não precisem mais entrar em contato com a CEMIG por causa desses problemas e reforçou que a comunidade do Paraíso está cansada de lidar com os diversos picos de energia que acontecem diariamente e que esperam uma resposta à altura. A respeito disso, Riwardeny confirmou que serão realizadas novas verificações nos equipamentos da localidade e que ele terá um retorno.

Para conferir a discussão completa, a reunião Ordinária se encontra disponível em nosso canal do YouTube.

*texto de Cibelle Ferreira sob a supervisão de Mônica Bernardi