Vereadores recebem balanço do 2º e 3º quadrimestre da Saúde
Aconteceu na terça-feira (05), no Plenário da Câmara de Viçosa, a Audiência Pública para prestação de contas da saúde. Estiveram presentes na mesa diretora dos trabalhos, o Vereador Sérgio Marota (PL), presidente da Comissão de Saúde da Casa Legislativa, e o Secretário Municipal de Saúde, Rainério Rodrigues. O debate se deu com o objetivo da apresentação do RDQA (Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior) do 2º e 3º quadrimestre do ano de 2023 e o Relatório Anual de Gestão (RAG).
Abrindo a sessão, o secretário expôs o eixo de gestão e as metas existentes, a qual segundo ele, não foram possíveis a implementação de duas equipes de estratégia e saúde da família e a contratação de profissionais para realização de capacitação dos conselheiros de saúde, como consultorias e outros. Na rede de atenção à saúde, Rainério explicou que não houve o cumprimento da meta de ampliação de 90% da cobertura populacional da equipe de saúde da família “hoje estamos com um índice de 87%”, afirmou ele.
Além desses objetivos, o secretário também citou como não cumpridas a implantação de 03 equipes de Atenção Primária à Saúde; elaboração de um plano de ação e atividades de prevenção e acompanhamento a crianças e adolescentes em relação a álcool e drogas; implementação do programa de controle ao tabagismo em 100% da rede de saúde; implantação de acolhimento nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e a restauração da organização de serviço do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), por exemplo.
No que diz respeito às metas cumpridas, Rainério detalhou como alcançadas: a assistência farmacêutica; a rede de imunização com a aquisição de insumos e equipamentos; os serviços de nutrição, psicologia e fonoaudiologia; a rede de atenção à criança e ao adolescente; a manutenção do posto de coleta avançado; garantia a oferta de exames laboratoriais; garantia a oferta de consultas especializadas; garantia a apoio de diagnóstico de média e alta complexidade; implantação de protocolos clínicos de atendimentos; rede de urgência e emergência; aquisição e melhoraria de veículos para TFD (Tratamento Fora do Domicílio); processo de informatização do setor; manutenção do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência); todas as metas em vigilância em saúde; a abertura do Centro de Zoonoses; entre outros objetivos estabelecidos.
“A gente consegue notar uma baixa no não cumprimento dos indicadores e isso é de grande satisfação para nós”, comemorou Rainério.
Em relação ao RAG (Relatório Anual de Gestão), que explica quanto o Município gastou com recursos vinculados e recursos próprios no decorrer do ano de 2023, o secretário explicou que dentro do recurso próprio, o Município tem uma obrigatoriedade de investir 15% em saúde, e em 2023 Viçosa teve um investimento de 22,75% “ultrapassando o que é solicitado, obrigado em Lei dentro da constituição, sabendo que a gente tá investindo muito em saúde, os índices mostram o quantitativo em cima”, declarou Rainério, finalizando sua fala.
*texto da estagiária Alice Sarmento sob a supervisão de Mônica Bernardi