Parlamento do Idoso realiza a 2ª reunião do ano
Na tarde da quarta-feira (24), no plenário da Câmara Municipal de Viçosa, aconteceu a segunda reunião mensal do Projeto Parlamento do Idoso (PI) do ano de 2024. A reunião contou com a presença dos parlamentares idosos, da Professora Maria Veranilda Mota do Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa (UFV), dos estagiários e do Coordenador Pedagógico da Escola, Warlley Rozendo.
A reunião teve início com a fala de José Bruno Ferreira, atual presidente do PI e representante da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), realizando então a leitura da ATA do último encontro, acontecido no mês de março e fazendo a votação para aprovação do documento. Posteriormente, deu abertura para a Tribuna Livre e a docente Veranilda Mota, tomou a palavra para propor a leitura e a explicação do Regimento Interno, em seu momento a professora ressaltou que “é necessário que o Regimento Interno (do projeto) seja revisto, pois encontra-se algumas defasagens nele, assim como palavras que não competem mais usá-las, exemplo disso é a frase ‘pessoa de melhor idade’, termo que é considerado inadequado para se referir a pessoa idosa, além do mais é necessário atribuir e falar mais das funções do coordenador pedagógico”, disse a professora. Maria Veranilda, apresentou um slide contendo vários conteúdos sobre o PI, desde a sua criação aqui na cidade de Viçosa e apresentou diversos motivos para que a pauta de mudança no regimento fosse levada a votação.
Dando sequência à reunião, o Coordenador Pedagógico, Warlley Rozendo, assumiu uma das cadeiras na Mesa Diretora dos trabalhos, a pedido do presidente para que ele pudesse responder dúvidas dos demais parlamentares, um dos questionamentos feito por Ademir Gonzaga, titular e representante do Lar dos velhinhos no projeto, questionou qual seria o papel do coordenador Geral e da coordenadora Técnica, cargos ocupados atualmente pelos vereadores Daniel Cabral (PCdoB) e Marly Coelho (PRD), tanto na Escola do Legislativo, quanto sua participação no PI, Warlley por sua vez, explicou: “a Escola funciona partindo de três coordenações, sendo elas, geral, técnica e pedagógica, e que ambos trabalham juntos para que os trabalhos continuem sendo realizados”. Lidia Mendes, representante do grupo COPEV (Conselhos de Pastores Evangélicos de Viçosa), pediu a palavra e enfatizou o problema das taxas nas contas de água de Viçosa, e afirmou que é necessário uma fiscalização do poder público para resolver esta problemática, além disso, ela também falou sobre o apadrinhamento dos vereadores com os parlamentares idosos e questionou o por que da ausência dos mesmos nas reuniões e o porque deles não se mostrarem interessados em ajudar na construção do Parlamento do Idoso. Após todos fazerem suas colocações, José Bruno, encerrou a reunião e agradeceu a presença de todos, agradecendo a Professora Veranilda Mota, pela disposição e pelo interesse em ajudar na construção do projeto e por salientar a necessidade de mudança no Regimento Interno.
Em contexto, o Parlamento do Idoso é um projeto desenvolvido pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Viçosa e tem como principal objetivo despertar os idosos para a função Legislativa dos vereadores eleitos. No foco das discussões, devem estar as questões relacionadas ao segmento. Hoje, como prevê o projeto de criação do PI as reuniões se assemelham as reuniões Ordinárias da Casa Legislativa, inclusive com um 'Regimento Interno' para dar as diretrizes sobre o funcionamento dos encontros.
*texto do estagiário Wallace Dias (Escola do Legislativo) sob a supervisão de Mônica Bernardi