Emater apresenta relatório anual em reunião Ordinária
A Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais) Viçosa apresentou, durante a reunião Ordinária da segunda-feira (27), seu relatório anual de atividades. A empresa tem como principais objetivos promover um desenvolvimento sustentável da agropecuária mineira e auxiliar para que os produtores rurais tenham acesso a políticas públicas, atuando por meio de assistência técnica, capacitações, elaboração de projetos agropecuários, projetos de agroindústrias, implementação das políticas públicas, entre outras atividades, contribuindo para o desenvolvimento dos pequenos produtores dentro de uma visão global, combinando aspectos produtivos, técnicos, sociais, culturais e ambientais, respeitando-se as necessidades da família e da comunidade rural.
“Todo ano é comum que a gente vá aos municípios e nas câmaras municipais e protocole esse documento, porque isso é um documento, é uma prestação de contas à sociedade como um todo”, explicou Bruno Klauber representando a Emater junto com Karina Chequer, ambos extensionistas.
Bruno iniciou a apresentação falando um pouco sobre uma plataforma criada no ano de 2023 onde os agricultores e produtores rurais podem vender seus produtos. “Os agricultores podem acessar uma oportunidade a mais de mercado e comercializar, é lógico que tem alguns critérios a serem cumpridos, mas de forma geral é mais uma oportunidade que eles têm de estar passando seus produtos para a sociedade como um todo”, disse.
Os extensionistas também mostraram uma tabela com os atendimentos totais da EMATER, em todo o Estado, que chegaram a cerca de 2 milhões e meio dentro das diversas áreas atendidas, como cafeicultura e bovinocultura. Em Viçosa, foram atendidos cerca de 5.729 sendo a grande maioria de agricultores familiares “nosso público alvo, enquanto empresa”, explicou Bruno.
Já no que diz respeito a recursos viabilizados para o Município, com a intervenção da Emater, a tabela apresentada revela um total de 1.864.513,68 reais. “Para cada um real que a Prefeitura de Viçosa investiu nos trabalhos, no serviço de assistência técnica e extensão rural, com aqueles números que você viu, que a EMATER atuou, a gente tem um retorno de 7,34 reais para o Município de uma forma geral”.
Karina deu continuidade a apresentação contando que no ano passado foram atendidos cerca de 20 agroindústrias de produtores familiares entre diferentes áreas, além de diversas atividades realizadas como encontros, parcerias, oficinas e atendimentos.
“A gente mostra muitos números, mas as imagens são importantes para a gente valorizar de fato quem direta ou indiretamente acaba produzindo alimentos que são consumidos, principalmente nas escolas do Município e que abastece também o comércio de forma geral, o mérito é todo deles, e estamos aqui para apoiá-los e ajudar no que estiver no nosso alcance”, comentaram os representantes finalizando com fotos de alguns dos eventos realizados junto com as famílias produtoras da região atendidas pela empresa.
Após a apresentação, o Presidente da Casa Legislativa, Rafael Cassimiro (Filho do Zeca do Bar) (PL) agradeceu a equipe pelos esclarecimentos e por seu “excelente trabalho prestado”.
*texto da estagiária Alice Sarmento sob a supervisão de Mônica Bernardi