Projeto que dispõe sobre coletores de Chorume é aprovado em 1ª votação
Durante a reunião Ordinária da segunda-feira (06) foi aprovado, em 1ª votação, o Projeto de Lei (PL) nº 015/2024, de autoria do Vereador Sérgio Marota (PP), que dispõe sobre a obrigatoriedade de implementação de coletores de chorume nos caminhões de lixo no âmbito do município de Viçosa.
Em documento, Sérgio afirma que o Projeto “é uma medida crucial para a preservação do meio ambiente e para a promoção da saúde pública”, uma vez que, de acordo com a justificativa do parlamentar, “ao determinar a instalação obrigatória de dispositivos de armazenamento ou coletores de chorume nos veículos de coleta de lixo domiciliar, a presente lei visa mitigar os impactos ambientais e sanitários causados por esse líquido nocivo.
Em consonância com o PL, o Presidente da Comissão de Agronegócio e Meio Ambiente, Vereador Marcos Fialho (PP), exibiu fotos do aterro sanitário do Município e pontuou que, neste local, existem duas lagoas feitas para conter o chorume produzido no aterro. Marcos pontuou, ainda, que “pelas fotos, elas já estão cheias. Qualquer coisa que acontecer, na questão de uma chuva, por exemplo, aquele chorume vai descer por toda a região do aterro sanitário, contaminando os solos, os rios, os córregos”, declarando a necessidade de medidas para conter o derramamento de chorume na ciadde.
A Vereadora Vanja Honorina (UNIÃO) utilizou de seu tempo regimental para comentar que esteve em reunião com o Diretor-Presidente do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), Eduardo José Lopes Brustolini, que afirmou que, em agosto, chegarão os novos caminhões, a fim de resolver os problemas provocados pelo derramamento de chorume no Município.
*texto da estagiária Maria Elisa Penna sob a supervisão de Mônica Bernardi