Vereador propõe noções de Educação Financeira para o Ensino Fundamental

por adm publicado 28/05/2024 16h25, última modificação 28/05/2024 16h43

Aprovado em 1ª votação, durante a reunião Ordinária da segunda-feira (27), o Projeto de Lei (PL) nº 009/2024 de autoria do Vereador Rogério Fontes (Tistu) (PP), visa instituir noções de Educação Financeira como tema a ser abordado no Ensino Fundamental I e II das escolas municipais.

Na justificativa do PL, são apontadas as razões que se destacam para a importância da educação financeira desde a infância: Formação de Cidadãos Financeiramente Conscientes; Prevenção do Endividamento Excessivo; Estímulo ao Empreendedorismo e à Sustentabilidade Econômica; Parcerias com Instituições de Ensino Superior e Entidades Especializadas; além da Construção de uma Sociedade Mais Equitativa e Sustentável. O projeto ainda afirma que, caso este seja aprovado, a educação financeira será trabalhada “nas atividades escolares específicas, preferencialmente com a presença do professor responsável pelo conteúdo determinado pela escola”. Além disso, o PL diz que “o Poder Executivo poderá celebrar convênios com as instituições de ensino superior ou outras entidades públicas ou privadas que tenham qualificação em educação financeira”.

Já na defesa da aprovação do projeto, o autor, Vereador Rogério, que ocupa o cargo parlamentar, mas tem a contabilidade como profissão, afirmou que “as pessoas, muitas vezes, não sabem administrar o seu próprio dinheiro. (...) É um projeto que institui noções básicas de finanças aos alunos do ensino fundamental I e II”. Rogério também falou sobre a importância da educação financeira desde o início da carreira acadêmica das crianças e adolescentes do Município. Ao finalizar, o parlamentar disse que espera que “um projeto dessa magnitude tenha o apoio unânime da Casa Legislativa”.

Com pedido de 'a parte', o Vereador Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT), manifestou a vontade de instituir uma emenda ao PL, e declarou que acredita que “o conhecimento financeiro transversal no currículo é muito importante”. A previsão é de que o projeto entre para a 2ª votação na reunião do dia 03 de junho.

*texto da estagiária Maria Elisa Penna sob a supervisão de Mônica Bernardi