Vereadora presta homenagem ao preparador da Seleção Brasileira sub 17 de vôlei feminino

por adm publicado 07/05/2024 11h40, última modificação 07/05/2024 13h47

Por intermédio do Requerimento n° 09/2024, a Vereadora Jamille Gomes (PT) prestou homenagem, durante a reunião Ordinária desta segunda-feira (06), a Gabriel Sant´Ana pela “notável trajetória e pelos feitos recentes que elevaram o nome de Viçosa no cenário esportivo Nacional”. 

Graduado em Educação Física pela Faculdade de Viçosa (FDV), Gabriel iniciou sua trajetória no Mackenzie esporte Clube de Belo Horizonte, onde se destacou na formação de atletas no Vôlei Feminino, sua dedicação e resultados positivos o levaram a ser hoje o responsável pela preparação da seleção brasileira sub 17 de vôlei feminino, culminando na conquista do título de campeão brasileiro sub 17 interclubes em 2022. Durante sua formação o homenageado contribuiu significativamente como estagiário no Programa Municipal 'Bom de Bola, Bom de Nota' e posteriormente na Luve/UFV (Associação Atlética Acadêmica).

“Sua participação na equipe técnica, sob a direção da renomada ex-jogadora da seleção feminina de vôlei Fofão (Hélia Rogério de Souza), é um marco na sua carreira e um motivo de satisfação para todos nós”, afirmou a Vereadora Jamille em sua justificativa. 

“A história do voleibol se confunde com a história da minha vida, faz parte da minha história pessoal e profissional”, contou Gabriel durante seu discurso de agradecimento, após a entrega da placa alusiva. O homenageado falou um pouco mais sobre sua trajetória e trouxe uma reflexão, “toda essa trajetória só foi possível  pelas oportunidades e acessos às políticas e espaços públicos em Viçosa, acho importante refletir sobre a realidade esportiva na nossa cidade”. Gabriel continuou falando sobre a ausência de espaços públicos esportivos e as restrições aos “poucos que ainda temos”, trazendo o exemplo do Departamento de Educação Física da UFV (Universidade Federal de Viçosa) que possui quadras, campo de futebol, quadra de vôlei e pista de atletismo “é um espaço público que hoje é fechado a comunidade viçosense, não sei exatamente porque”, propondo políticas que abram novamente o espaço para os moradores do Município. 

“Por fim, gostaria de pedir que os profissionais de educação física e as ações esportivas fossem mais valorizados tanto pelo poder público, quanto pela população, afinal investir no esporte é investir em saúde, educação, segurança pública, socialização, empatia, respeito, enfim qualidade de vida”, concluiu Gabriel.

*texto da estagiária Alice Sarmento sob a supervisão de Mônica Bernardi