Vereadores falam sobre a implantação do Hospital Escola

por adm publicado 28/05/2024 15h05, última modificação 28/05/2024 15h30

A implantação de um Hospital Escola no local onde, hoje, funciona o Hospital São João Batista (HSJB) foi pauta durante a reunião Ordinária da segunda-feira (27). Ainda na segunda ocorreu, na Universidade Federal de Viçosa (UFV), uma reunião, que contou com a presença do Vereador Marco Cardoso (Marcão Paraíso) (PRD) representando a Casa Legislativa, com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), a fim de avaliar as condições de implantação do Hospital Universitário (HU).

“Hoje, participando da reunião que durou em torno de 3 horas, nós saímos muito otimistas que esse Hospital Universitário vai sair. Esta é, sem dúvida, a salvação para a saúde do nosso Município”, afirmou o Vereador Marcão, que traz como prioritária a bandeira dos hospitais durante todo o seu mandato. “Eu fico muito feliz porque a gente tem lutado muito pela saúde do nosso Município, principalmente nos hospitais”, disse. Além disso, o parlamentar utilizou do seu tempo regimental para agradecer ao Pró-Reitor de Assuntos Comunitários da UFV, Bruno David Henriques, que “abraçou essa ideia na Universidade”, o Reitor da UFV, Demetrius David da Silva, e a presença de representantes do Governo Federal.

Em consonância com o assunto, o Vereador Daniel Cabral (PCdoB) afirmou que acredita que esta não é a solução para a crise na saúde de Viçosa, mas é parte dela “não adianta a gente ter um hospital de excelência, um hospital de ensino (...) sem investir na atenção primária”. Em contexto, a Atenção Primária à Saúde (APS), de acordo com o Ministério da Saúde, é o primeiro nível de atenção em saúde e se caracteriza por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção, a prevenção, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a redução de danos com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na situação de saúde das coletividades.

O parlamentar João Januário (João de Josino) (PSD) parabenizou a iniciativa e afirmou que espera que as próximas gestões não convivam com tantos problemas no âmbito da saúde. Já o Vereador Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT) disse que a pauta é muito interessante mas que “é uma pauta séria. (...) Pode ser sim uma realidade mas, vereador Marcão, é muito importante dizer que tem 42 universidades que pleiteiam também um Hospital Universitário”.

É importante ressaltar que os Hospitais Universitários são instituições de atendimento hospitalar vinculadas à uma Universidade. Estes hospitais contribuem com o aprendizado na prática para alunos de diferentes áreas da saúde, além de beneficiar, também, a população que será atendida nas instituições.

*texto da estagiária Maria Elisa Penna sob a supervisão de Mônica Bernardi