Dia Mundial do Meio Ambiente retoma pautas sobre a importância da Preservação

por adm publicado 05/06/2024 10h25, última modificação 05/06/2024 12h30

No dia 5 de junho (hoje), é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data, que foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) tem como objetivo chamar a atenção para os problemas ambientais e destacar a importância da preservação dos recursos naturais. Nesse sentido, ainda durante a reunião Ordinária da segunda-feira (03) a proteção ambiental esteve presente na pauta de alguns vereadores.

Em contexto, o Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído em 5 de junho de 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo. A data foi escolhida para coincidir com a data da realização da Conferência, e reflete a grande preocupação em torno do meio ambiente e dos impactos negativos da ação do homem sobre ele.

O Vereador Marcos Fialho (PP), que é também presidente da Comissão de Agronegócio e Meio Ambiente da Casa Legislativa, voltou a falar sobre o aterro sanitário do Município. “A gente precisa, mais uma vez, que o Município passe a ter cuidados ambientais mais precisos. Nós, não temos aterro sanitário em Viçosa desde que a atual administração assumiu. (...) Pararam de fazer o aterramento do lixo, que fica a céu aberto”, declarou. Marcos também afirmou que, ainda no dia 3 de junho, houve, na Câmara Municipal, uma reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), na qual um produtor rural, que mora nas redondezas do aterro, contou que a água que ele costumava pegar de um poço artesiano próximo à sua propriedade está contaminada com os produtos advindos do lixo descartado de maneira incorreta na região. “Aquilo que a gente vem falando com relação ao aterro sanitário está prejudicando a população. A falta dos cuidados ambientais que o Município não está tomando para com o aterro sanitário, além de pagar 700 mil reais de multa nos últimos dois anos, ainda prejudica toda a região em um custo inestimável e incalculável. (...) Nós estamos na Semana do Meio Ambiente, uma semana que a gente gostaria de ver o Município pelo menos com uma ação em prol do meio ambiente e, até agora, sequer foi apresentado pelo SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) algum trabalho, sequer foi apresentado pela administração pública alguma coisa voltada ao meio ambiente”.

Daniel Cabral (PCdoB) concordou com a fala do colega, utilizando do seu tempo regimental para cobrar do Ministério Público e da Defensoria da Comarca de Viçosa um posicionamento em relação às medidas ambientais tomadas pelo Poder Executivo. “É absurdo imaginar que uma cidade que carrega o título de cidade universitária esteja, durante 4 anos, (...) com seu aterro sanitário vencido. É lamentável que hoje a gente não tem um aterro sanitário em Viçosa, nós temos um lixão”, afirmou. Além disso, o vereador também cobrou do SAAE para que este oferte condições dignas de trabalho para os funcionários do aterro.

Em consonância com o assunto, o Vereador Sérgio Marota (PP) falou, mais uma vez, sobre o derramamento de chorume por parte dos caminhões de lixo do Município. O parlamentar exibiu um vídeo mostrando o acúmulo desse líquido proveniente da decomposição de produtos orgânicos ao longo da rua próxima ao Hospital São João Batista. Na mídia exibida é possível ver poças de sangue e restos de seringas jogadas no chão, além de moscas ao redor de todo o conteúdo derramado. Sérgio solicitou intervenção do SAAE para que este tome medidas a fim de solucionar o problema, o vereador ainda afirmou que foi informado da compra de novos caminhões de lixo no prazo de 60 dias, mas declarou que a situação é urgente e que não é possível esperar o cumprimento do prazo estipulado. É importante relembrar que o parlamentar teve o Projeto de Lei (PL) de nº 015/2024 aprovado, e o PL dispõe, justamente, sobre a obrigatoriedade de implementação de coletores de chorume nos caminhões de lixo do Município.

Incêndios Criminosos

Ainda em meio à Ordinária, o Vereador Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT) falou sobre um incêndio que, de acordo com ele, seria criminoso, provocado na segunda-feira (03) próximo à Avenida Brasil. Segundo o parlamentar, um fio de alta tensão acabou arrebentando, o que provocou a falta de luz relatada em alguns pontos do centro da cidade. Dessa forma, Bartô utilizou de seu tempo para conscientizar a população sobre a gravidade dos incêndios criminosos. O vereador relembrou a todos que causar incêndio, expondo a perigo a vida, a integridade física ou o patrimônio de outrem é crime, previsto na Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940, podendo gerar pena de reclusão de 3 a 6 anos e multa.

*texto da estagiária Maria Elisa Penna sob a supervisão de Mônica Bernardi