Escola do Legislativo promove aulas gratuitas de redação para o ENEM

por adm publicado 18/06/2024 13h16, última modificação 18/06/2024 13h16

Com o objetivo de aprimorar as técnicas de leitura, argumentação e escrita de estudantes do Município, interessados em realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Viçosa iniciou as aulas da Oficina de Redação, na segunda-feira (10 de junho). 

Já com uma lista de espera, as aulas acontecerão uma vez na semana em duas turmas, com 35 estudantes em cada, e seguirão em três módulos: “Tópicos Gerais do Texto”; “Tópicos Específicos do Texto Dissertativo-Argumentativo”; e “O Repertório Sociocultural”. Assim, os estudantes terão contato com fundamentos teóricos sobre a escrita dissertativo-argumentativa – como recursos gramaticais e coesão e coerência textual –, sobre as competências exigidas pela redação do ENEM e sua estrutura e, por fim, com discussões sobre os principais temas que circulam na atualidade. O último módulo contará também com a apresentação de diversos repertórios de outras áreas de conhecimento que se associam aos temas discutidos, para que ao final do curso, os estudantes possuam habilidades para a defesa de um ponto de vista acerca de qualquer assunto da atualidade.

Luiz Henrique Diniz, estudante do curso de Letras da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e monitor da Oficina de Redação, reforçou a importância de uma iniciativa gratuita como essa no Município. “Todos os estudantes sabem que a  prova de Redação do ENEM é a etapa de maior peso na nota final do Exame, e que cursinhos e aulas particulares são inacessíveis para uma grande parcela da população. Então, esse projeto gratuito é uma iniciativa relevante que contribuirá muito para que cada vez mais estudantes de Viçosa ingressem na Universidade Pública”. A temática da primeira aula, intitulada "O ponto de vista argumentativo", promoveu a reflexão sobre estratégias de argumentação em textos cotidianos. Além disso, os estudantes receberam a primeira proposta textual, com o tema "Os efeitos sociais da pobreza menstrual no Brasil". 

Atualmente, a Escola do Legislativo de Viçosa tem a Coordenação Geral do Vereador Daniel Cabral (PCdoB), Coordenação Técnica da Vereadora Marly Coelho (PRD) e Coordenação Pedagógica de Warlley Rozendo. Além da Oficina de Redação, a Escola desenvolve ainda os projetos Parlamento Jovem (PJ), o Parlamento do Idoso (PI) e o Câmara Visita.

*texto da estagiária Cibelle Ferreira (Escola do Legislativo) sob supervisão de Mônica Bernardi