Tribuna e Vereadores discutem sobre a Infraestrutura no Município
Mais uma vez a necessidade de melhorias na infraestrutura do Município foi pauta durante o uso da Tribuna Livre na reunião Ordinária da segunda-feira (10). O cidadão Douglas Ferreira, utilizou do espaço destinado à participação popular para falar sobre os impactos do aterro sanitário próximo a comunidade rural do Pinhão.
Segundo Douglas, o aterro tem liberado resíduos que preocupam a população local no que diz respeito a contaminação da água consumida, além de causar mal cheiro. Ainda de acordo com ele, os moradores já pediram que providências sejam tomadas pelo SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) mas, até o momento, nada foi feito. “Eu queria pedir a todos os vereadores, o prefeito, um competente da Secretaria (Departamento) do Meio Ambiente para estar olhando, correndo atrás da situação de lá. Porque realmente, qualquer hora vamos ter contaminação, uma vez aquela ‘lixeira’ arrebentou (...) tem urubu tomando banho em água nascente, hoje quase ninguém usa mais a mina de nascente, o pessoal está furando poço artesiano para evitar aquela podridão de ‘lixeira’. E outra, aquele lixo não está sendo enterrado, está sendo jogado de qualquer maneira, aquele resíduo sólido verde que desce os animais estão bebendo, como cachorro e urubu, e caem tudo lá dentro, já sai morto”, finalizou Douglas pedindo urgência por providências.
Comentando sobre a fala do cidadão, o Vereador Marcos Fialho (PP), que tem trazido a questão do aterro sanitário a público, apontou sobre o descaso com relação a área ambiental por parte do Executivo. “Hoje tivemos uma pessoa que é vizinha do aterro e está sofrendo com a falta de cuidados ambientais, o Município tem falhado nas questões de cuidado (...) as pessoas ali, na região, estão tendo dificuldade e até mesmo prejuízo. Animais estão sendo ceifados a vida por uma questão de contaminação que tem ali, no aterro sanitário, e uma falta de zelo e cuidado do Executivo”, lamentou.
Além da questão referente à necessidade de melhorias no aterro, os parlamenatres trouxeram outras demandas referentes à infraestrutura do Município. O Vereador Sérgio Marota (PP), no uso da Palavra Livre, falou a respeito da ausência de iluminação na Avenida Brasil, no Bairro Sagrado Coração. “A gente está com muita dificuldade a respeito das trocas de lâmpada na nossa cidade. A Avenida Brasil tem mais de doze lâmpadas todas queimadas, naquele local que vai para o 'Rebenta', desde o início, perto do São João Batista, mais de doze postes”, contou o parlamentar pedindo para que a Secretaria de Obras tome providências. Sérgio ainda teve aprovada as Indicações n°s 581 e 582/2024 que solicitam para que medidas sejam tomadas com relação a iluminação da Avenida Brasil e nas ruas Juquinha Condé e Rua H, localizadas no Júlia Mollá.
O vereador também falou sobre e reconstrução da Ponte da Avenida São João Batista, tema abordado na Ordinária da segunda-feira (03), e afirmou que o orçamento da obra já está aprovado e 'estão aguardando apenas que o Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Vale do Piranga (CIMVALPI) envie a minuta do contrato para dar início ao projeto'. Além disso, Sérgio mencionou as obras em frente a Escola Estadual Raul de Leoni, cujo terreno abrigará a Unidade Básica de Saúde (UBS), do Bairro Santo Antônio, o parlamentar disse que está acompanhando toda a obra e a pavimentação asfáltica do local está sendo iniciada.
No uso do seu tempo regimental, o Vereador Cristiano Gonçalves (MotoLink) (Solidariedade) deu a notícia de que a Rua William Ramos, no Bairro Vale do Sol, entrou no cronograma de obras da Prefeitura. “Finalmente o prefeito colocou no cronograma de obras (...) a Prefeitura Municipal de Viçosa, Secretaria de Obras, vai estar de fato asfaltando, fazendo todo o recapeamento asfáltico ali”, disse o paralmentar agradecendo pelas medidas tomadas. Além do asfalto na William Ramos, Cristiano afirmou que em reunião com o secretário de Obras foi informado que as manutenções na Rua Cristóvão Colombo, no João Brás, terão início também trazendo uma previsão para as obras na Rua Paraíba, no Sagrada Família. “Vamos aguardar de forma ansiosa, fiscalizar e ficar atentos ao início das obras”, concluiu.
Já o Vereador João Januário (João de Josino) (PSD), presidente da Comissão de Obras e Serviços Públicos da Casa Legislativa, apresentou o término do calçamento no Bairro Inácio Martins, “estávamos reivindicando esse trechinho de calçamento a bastante tempo”, afirmou. João também falou sobre a paralisação das obras na BR 120, próximo a Univiçosa. “Estava prejudicando os comerciantes (...) os moradores me ligaram e pediram para parar a obra porque tem comércio do lado de lá, tem comércio do lado de cá, e ali é uma saída de bairro que não pode ser fechada, entrei em contato com o André (Luiz Silva) (...) e parece que vão mudar, fazer um trevo nesse local e também na entrada do Inconfidentes”, explicando a necessidade de mudança no andamento das obras.
O Vereador Gilberto Brandão (PRD) falou sobre a urgência de reparos e melhorias na região dos bairros Posses e Nova Viçosa. “Tantas vezes venho solicitando o Executivo e ao secretário (de Obras) referente a algumas melhorias, que necessita de proteção para que não aconteça nenhum acidente, ninguém se machucar ali, a maioria desses lugares circula criança, pessoas idosas”, contou Gilberto apresentando um bueiro aberto na Rua Francisco Elesbão de Araújo, no Nova Viçosa. “Uma grade de proteção ali! Vai esperar que um cidadão se machuque?”, questionou.
Além das cobranças durante a Palavra Livre, Gilberto teve aprovadas as Indicações que vão do n° 587 a 596/2024 pedindo por manutenções, vistorias, recapeamento asfáltico, desentupimento de manilhas, retirada de entulho, instalação de grades, corrimão e barreiras de proteção todas nos bairros Posses e Nova Viçosa.
O Vereador Robson Souza (PSB) voltou a falar sobre o andamento da obra da ponte que liga a BR 120 ao Distrito de São José do Triunfo. “Foi feito o bate estaca de uma parte da ponte (...) e na semana passada foi concluído, agora já vai iniciar na parte oposta que dá sentido a São José do Triunfo”, disse.
Por fim, a Vereadora Vanja Honorina (União) cobrou sobre a questão dos bancos da Praça Silviano Brandão. “Eu tenho procurado falar muito sobre as questões de espaços públicos que atendem a uma comunidade (...) Eu tenho falado sobre os bancos, já passou da hora de se fazer a fixação desses bancos ao chão, porque eles vêm sendo destruídos, arrastados, são bancos de concreto, com madeiras e parafusados e a não fixação do banco acaba acarretando em prejuízo ao patrimônio público, ao desconforto, questão de segurança também”, salientou a parlamentar apresentando fotos de pessoas sentadas no encosto dos bancos, além dos assentos completamente depredados e em locais inapropriados. Vanja também aprovou a Indicação n° 586/2024 pedindo por intervenção junto ao órgão competente para que a fixação seja realizada.
Ainda sobre a infraestrutura, o Vereador Daniel Cabral (PCdoB) teve aprovadas as Indicações que vão do n° 576 a 580/2024 e de n° 583 a 585/2024 pedindo por limpeza, asfaltamento, reparo e capina nos bairros Santo Antônio, Silvestre e União, além das comunidades Buieié e Córrego da Onça. Nas indicações o parlamentar também pede por uma intervenção junto ao GEOPLAM (Geoprocessamento, Planejamento e Meio Ambiente do Município) para que esclareça a respeito da largura do canteiro central atualmente em construção na Avenida Castelo Branco e um estudo visando a melhoria do trânsito na região do trevo do 'Mineirão'.
*texto da estagiária Alice Sarmento sob a supervisão de Mônica Bernardi