Projeto sobre a implementação do ensino de Robótica é aprovado em 1ª votação
O Projeto de Lei (PL) n° 064/2023, de autoria do Vereador Cristiano Gonçalves (MotoLink) (Solidariedade), que autoriza o Poder Executivo a instituir e incluir o ensino de noções básicas sobre Robótica como atividade extracurricular para os alunos da rede municipal de Viçosa, foi aprovado em 1ª votação na reunião Ordinária da segunda-feira (17).
Na justificativa no documento, o parlamentar ressalta que “conhecer e dominar conceitos básicos de robótica e programação é essencial para a formação de cidadãos capacitados a enfrentar os desafios do mundo contemporâneo, impulsionando a inovação, o desenvolvimento tecnológico e a empregabilidade”, salientando que a área tem se expandido de forma exponencial nas últimas décadas, tornando-se uma disciplina fundamental na sociedade, sendo parte intrínseca do futuro.
Cristiano complementa afirmando que por se tratar de um conhecimento que tem se tornado cada vez mais fundamental, é portanto responsabilidade das instituições de ensino preparar os alunos para esse ambiente de constante evolução, trazendo também a perspectiva de que o ensino de robótica estimula outras áreas de conhecimento. “Envolve resolução de problemas, pensamento lógico e criatividade, habilidades cruciais para o sucesso em qualquer área”, explica.
“Estamos contribuindo para reduzir a disparidade digital entre estudantes, ampliando o acesso de crianças e jovens a habilidades tecnológicas independente do seu nível socioeconômico e promovendo uma sociedade mais igualitária”, defende o parlamentar. Durante a discussão do PL, o Vereador Cristiano ressaltou que a implementação pretende ser gradual e sustentável e que o projeto trata-se de uma iniciativa.
Após a fala de Cristiano, o Vereador Sérgio Marota (PP) parabenizou o parlamentar. “É isso mesmo, trazer coisas boas, ainda mais para o ensino da nossa cidade. É um projeto que tem percorrido em várias cidades de Minas Gerais e tem sido implantado, quero te parabenizar ".
Ainda em discussão, o Vereador Daniel Cabral (PCdoB) disse ser favorável ao PL e apontou suas preocupações com a infraestrutura das escolas do Município. “Quando a gente propõe ensino de robótica nas escolas a gente entende que vá ter um laboratório de robótica (...) e aí podemos pensar isso para o ano que vem, é pensar no orçamento, dentro do orçamento da educação se a espaço para isso”, apresentando a ideia de um laboratório que atenda a mais de uma escola do Município. “Eu apoio esse projeto mas deixo essa reflexão, a gente tem escolas que sequer tem ventiladores, falta uma certa infraestrutura, acho que a gente se soma para lutar por essa infraestrutura", concluiu Daniel. A Vereadora Vanja Honorina (União), também deu seu parecer favorável destacando ser um incentivo à educação e se tratando de um “pontapé inicial”.
A previsão é de que o PL entre na pauta para a 2ª votação na reunião da segunda-feira (24).
*texto da estagiária Alice Sarmento sob a supervisão de Mônica Bernardi