Vereador pede providências ao Ministério Público em relação a falta de atendimento no HSS

por adm publicado 04/06/2024 11h55, última modificação 04/06/2024 13h28

O Vereador Marco Cardoso (Marcão Paraíso) (PRD), apresentou e teve aprovada durante a reunião Ordinária da segunda-feira (03) a Representação n° 021/2024 que diz respeito sobre o não funcionamento do Hospital São Sebastião (HSS) durante o período de três dias.

Em justificativa no documento, Marcão conta que durante o período de 31 de maio a 2 junho o HSS permaneceu fechado e sem prestar qualquer tipo de atendimento médico-hospitalar de urgência ou emergência à população. “O fechamento abrupto e injustificado causa enormes transtornos e sofrimento aos cidadãos que dependem dos serviços de saúde pública”, disse o parlamentar. Marco destaca que o hospital “fechou as portas, sem qualquer aviso prévio à população ou comunicação sobre os motivos do não funcionamento” e dessa forma pacientes necessitando de cuidados médicos urgentes foram privados de atendimento. “O que expõe a população a uma série de riscos e viola os direitos à saúde e integridade física”, explica.

Ainda na Representação, o Vereador Marcão pede por uma investigação dos danos causados pela falta de atendimento ocasionada pelo fechamento, assim como a causa da sua ocorrência. Além disso, ele solicita para que seja avaliado a necessidade de reparação desses danos, a responsabilização dos agentes encarregados e a implementação de medidas para prevenir futuras recorrências, de modo que sejam tomadas as medidas judiciais e administrativas cabíveis.

Marcão, que durante todo seu mandato vem acompanhando e pedindo por melhorias nos hospitais do Município, falou sobre o assunto durante o uso da Palavra Livre. “Nós ficamos o feriado inteiro sem funcionar o Hospital São Sebastião, isso é uma vergonha! A gente não sabe o que faz, as pessoas estão morrendo”, afirmou indignado. “Já passou da hora de agir, não podemos achar normal colocar um comunicado que o hospital não vai funcionar três dias e nós colocarmos a mão no bolso achando que está tudo normal (...) ficamos muito tristes com essa situação”, concluiu.

Em consonância com a fala do colega, o Vereador Marcos Fialho (PP) apresentou um comunicado, que segundo ele, foi colocado ainda na segunda-feira, onde o HSS informa que “Por motivo de força maior, no Pronto Socorro Ortopédico do Hospital São Sebastião, os plantonistas da equipe de Ortopedia e Traumatologia irão continuar realizando atendimento dos pacientes classificados como Amarelo (Urgente), Laranja (muito Urgente) e Vermelho (Imediato) seguindo a Classificação de Manchester”, sugerindo que pacientes classificados como Verde (pouco Urgente) e Azul (não Urgente) sejam encaminhados à Policlínica ou ao Hospital São João Batista.

“A gente vem brigando com essa situação já a um bom tempo, mas infelizmente precisamos de uma ação de um Poder Judiciário mais efetivo em Viçosa (...) negar atendimento na porta do hospital é crimel”, lamentou o parlamentar.

*texto da estagiária Alice Sarmento sob a supervisão de Mônica Bernardi