Vereadores voltam a discutir sobre Infraestrutura do Municipio
A necessidade de manutenções e melhorias na infraestrutura do Município, foi mais uma vez pauta entre as falas e indicações dos parlamentares, na reunião Ordinária da segunda-feira (17).
Chamando atenção para os problemas causados pelos períodos chuvosos, o Vereador Rogério Fontes (Tistu) (PP) destacou a situação do ribeirão localizado no Bairro Nova Era e pediu providências a respeito do local, apontando o risco que ele representa aos moradores da região. “Se não fizer a devida manutenção a próxima chuva que vier, mais uma vez, vai colocar pessoas que moram próximas em risco”, cobrando também pela realização de uma limpeza próximo a localidade. Rogério ainda solicitou, novamente, para que as obras emergenciais catalogadas pela Defesa Civil no Município sejam realizadas “na hora que cai vai lá e faz a obra nova, mas manutenção que tem que ser feita não faz”, concluiu. O vereador protocolou a Indicação n° 615 pedindo para que seja feita a manutenção e manilhamento do ribeirão.
Em consonância com a fala do colega, o Vereador Sérgio Marota (PP) também comentou sobre a necessidade de obras em locais prejudicados por períodos chuvosos. O parlamentar apresentou a situação da ponte próxima ao Bahamas Mix e afirmou já terem recebido emendas parlamentares para realizar a manutenção, mas até o momento nenhuma providência foi tomada. “Uma vida foi ceifada na última chuva, estava uma grande quantidade de água, passou um motoqueiro e a água levou ele. Uma rua super importante, que vai ali para o Bahamas Mix, e a gente fica triste porque é uma obra de urgência e emergência, conseguimos a emenda parlamentar (...) tem muito tempo que foi prometido isso aí e vamos estar cobrando a execução dessa obra”, disse Sérgio.
A Vereadora Vanja Honorina (União) também falou sobre a situação de algumas pontes, desta vez das comunidades rurais do Município. “São três pontes que foram levadas na época de chuva, tudo isso por uma drenagem que foi feita em um córrego que dá acesso a Coelhas, Comunidade Araujo, Posses, Nova Viçosa, Juquinha de Paula, Romão dos Reis.”, conta apresentando um vídeo que mostra um reparo paliativo feito e que não solucionou o problema. Vanja apresentou também uma ponte feita na região das Coelhas que não atende as demandas da comunidade, causando risco às pessoas que necessitam passar por ali e conclui pedindo a execução das obras necessárias. A vereadora também teve aprovada a Indicação n° 650/2024 pedindo a reforma das pontes apresentadas.
Ainda referente a Zona Rural, o Vereador Robson Souza (PSB) falou sobre a situação de uma ponte no Córrego Fundo na comunidade conhecida como Água Viva. “A quantidade de água que passa sobre a ponte que tem ali, fomos lá no sentido de fazer um paliativo mas um paliativo ali não vai trazer segurança aos moradores, têm que ser feito um serviço decente, bem feito”, afirmou o parlamentar contando que irá realizar uma visita ao local com a intenção de apresentar um projeto que solucione o problema.
INFRAESTRUTURA
“Como que Viçosa precisa de várias intervenções, precisa ser feito a colocação de vários asfaltos, várias ruas onde tem pessoas com mobilidade reduzida”, voltou a cobrar o Vereador Cristiano Gonçalves (MotoLink) (Solidariedade), durante o uso da Palavra Livre na Ordinária. Citando a Rua Adélia Aad no Distrito de Cachoeira de Santa Cruz, Cristiano contou sobre o relato de moradores que têm dificuldade em se locomover devido a ausência de pavimentação. “Como que você passa com um cadeirante em uma via desta, toda destruída, danificada?”, questionou. O parlamentar ainda protocolou a Indicação n° 629/2024 pedindo por providências.
Além da Rua Adélia Aad, Cristiano teve aprovada a Indicação n° 628/2024 solicitando a pavimentação da Rua José Reinaldo de Araújo, no Bairro Vale do Sol. Durante o seu tempo regimental, o vereador apresentou fotos enviadas pelos moradores das casas completamente cobertas pela poeira e destacou os problemas de saúde que a situação pode ocasionar.
Já o Vereador Gilberto Brandão (PRD) protocolou, mais uma vez, uma série de Indicações que vão do n° 633 a 644/2024, que solicitam pavimentação asfáltica, manutenção, vistoria técnica, retirada de entulho, calçamento e obras referentes aos bairros Cidade Nova, Nova Viçosa, Posses e Bela vista. Ademais as indicações, Gilberto apresentou durante sua fala algumas das obras pedidas, destacando a necessidade da troca de um poste na Rua Vitor de Carvalho no Bairro Posses “esse poste se encontra no meio da rua (...) ali era uma rua bastante preocupante, não tinha calçamento, ela foi ampliada e esse poste ficou no meio da rua”, disse.
Para além das falas, os vereadores Rogério e Daniel Cabral (PCdoB) também realizaram indicações pedindo por melhorias na infraestrutura do Município. As Indicações de Rogério, que vão do n° 617 a 620/2024, são todas referentes a pavimentação asfáltica nos bairros Inácio Martins, Carlos Dias e União. Já as Indicações do Vereador Daniel, que vão do n° 607 a 613/2024, solicitam por capina, calçamento, instalação de faixa de pedestres, instalação de postes, poda de árvores e capina nos bairros Sagrada Família e São José, na Comunidade Quilombola Buieié e na Travessa José Valentino da Cruz.
LAZER
Por fim, as vereadoras Jamille Gomes (PT) e Vanja Honorina, cobraram por mais espaços de lazer no Município. Jamille contou sobre um jovem morador do Bairro Novo Silvestre que sempre a procura para reivindicar melhorias no 'campinho' de futebol localizado na Rua Buenos Aires. “Quando está chovendo fica alagado, impossível deles jogarem bola, quando não é época de chuva, a poeira é muita, o mato está crescendo, sem contar a sujeira, degradação dos equipamentos que existem lá, o gol está enferrujado, correndo risco, a grade de ferro que tem, está toda deteriorada, a rede do gol não existe mais”, disse a parlamentar.
Jamille que protocolou a Indicação n° 621/2024 pedindo por reparos no 'campinho', apresentou um vídeo mostrando algumas das "gambiarras" feitas pelos moradores para tentar melhorar a situação e destacou a importância de espaços de lazer e esporte para os moradores do Município.
Ainda sobre a temática, a Vereadora Vanja afirmou ter recebido inúmeras reclamações a respeito da festa junina realizada no sábado (15) na Rua dos Estudantes. Vanja destacou a existência de outros locais apropriados no Município, que não atrapalhem os moradores e nem o trânsito. A parlamentar protocolou a Indicação n° 648/2024 pedindo para que a Prefeitura Municipal defina um espaço público adequado para festas de rua e eventos abertos.